A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) foi um dos maiores eventos que a humanidade já presenciou e é considerado o conflito armado que mais registrou números de mortes. Durante o período de 6 anos, cerca de 100 milhões de soldados de diferentes países do mundo estiveram envolvidos no conflito, dos quais 50 a 85 milhões infelizmente vieram a óbito. Muitas batalhas, conflitos e ataques menores aconteceram diariamente entre esses anos, entre eles um ataque japonês a uma base naval estadunidense.
Confira abaixo:
Anteriormente ao ataque, já circulava um clima de tensão entre os Estados Unidos e o Japão, motivado pelas políticas expansionistas do Império Japonês no continente asiático, bem como o bloqueio de petróleo imposto pelos Estados Unidos em 1941. O objetivo japonês era que o ataque enfraquecesse a frota naval dos Estados Unidos para que eles pudessem aumentar ainda mais sua dominação em territórios pelo Oceano Pacífico.
No dia 7 de dezembro de 1941, o Japão lançou um ataque à base naval de Pearl Harbor, localizada na ilha de Oahu, no Havaí, que resultou na destruição de 300 aeronaves e ceifou mais de 2.400 vidas. Porém, esse ataque não trouxe os resultados desejados pelo Japão, pois acabou resultando na entrada dos Estados Unidos na guerra no dia seguinte, fortalecendo ainda mais o lado dos Aliados. A partir desse momento, a guerra ficou ainda mais turbulenta devido à entrada de mais uma superpotência, os Estados Unidos.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://www.todamateria.com.br
https://www.megacurioso.com.br