Geral

Campo de Girassóis volta a florir em Pedras Grandes

A experiência não se limita à beleza dos girassóis. O local é também um mergulho na história

Foto – Júlio Cancellier

Os girassóis retornam em grande estilo a Pedras Grandes, com sua floração encantando visitantes por mais algumas semanas. O campo ao redor da histórica Casa dos Arcos, às margens da SC-390, mais uma vez floresceu, oferecendo aos turistas um espetáculo natural que tem atraído fotógrafos e amantes da natureza.

Após um período de crescimento, o campo apresenta um número ainda maior de flores em relação à temporada anterior. Desde que os girassóis foram semeados pela primeira vez no ano passado, o local tem se tornado um ponto de visitação cada vez mais popular, com turistas vindos de várias cidades para contemplar essa obra-prima natural.

A experiência não se limita à beleza dos girassóis. O local é também um mergulho na história: Pedras Grandes, a primeira colônia de imigrantes italianos no sul do estado, foi fundada em 1877. A Casa dos Arcos, construída nessa época e tombada como patrimônio histórico, é um importante exemplar da arquitetura da imigração.

Além dos girassóis e da Casa dos Arcos, o campo oferece outras atrações, como uma réplica em tamanho natural do 14 Bis, de Santos Dumont, feita com material reciclado, incluindo aço da icônica Ponte Hercílio Luz. Outro destaque é uma pirâmide de 14 metros, também feita com esse material, além de um domo geodésico e um lago artificial, que pode ser atravessado por uma passarela construída com aço da ponte histórica.

Moradora de Tubarão, Adriana voltou a visitar os girassóis e publicou um comentário na rede social: “Os girassóis além de sua beleza, têm um significado profundo, representam a busca pela luz e a positividade, eles nos fazem lembrar da importância de encontrar a luz em nossas próprias vidas. É um convite para parar, respirar e agradecer pelas pequenas maravilhas ao nosso redor”.

O fotógrafo Itaquê Fontineli costuma visitar o lugar para ensaios da natureza. Esta semana ele veio com um grupo de meninas debutantes do projeto social do Instituto Nossa Família de Tubarão. “É um lugar bonito que a gente sempre passa ao lado e os girassóis que ocasionalmente estão aqui servem como um cenário para fotos”, disse.

“Pedras Grandes oferece uma combinação única de natureza exuberante e riqueza histórica, atraindo cada vez mais visitantes para esse cenário encantador”, conclui o prefeito Agnaldo Filippi ao convidar para visitar a cidade.

Curiosidade

Os girassóis são plantas não perenes e as suas flores só aparecem uma vez por ano. O ciclo de vida de um girassol é de um ano, e após a floração, a planta seca e não produz mais.

O movimento de girassóis virar para o sol, chamado de heliotropismo, só ocorre na fase de crescimento da planta. Quando florescem, eles param de se mexer.

O heliotropismo ocorre porque o lado do girassol que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado que recebe luz, inclinando o caule para a fonte de luz. O girassol gira para o leste durante a noite, para esperar o sol nascer.

O girassol se vira para o sol para facilitar a fotossíntese e acumular energia para o desenvolvimento das sementes. Além disso, o calor do sol atrai insetos polinizadores, como as abelhas, que são essenciais para a reprodução da espécie.

Serviço

•Local: Casa Dos Arcos Pedras Grandes – Pedras Grandes, SC, 88720-000, Brasil.
•Atrações: Campo de Girassóis, Casa dos Arcos, réplica do 14 Bis, Pirâmide, Domo Geodésico, Passarela sobre o lago.
•Estrutura: Banheiros químicos; nos finais de semana, há venda de caldo de cana e chope. Próximo ao local, há café e restaurantes.
•Ingresso: Gratuito.
•Recomendações: Levar câmera fotográfica ou celular para capturar as belas paisagens.

Texto, fotos e vídeo: Júlio Cancellier

Notícias Relacionadas

Campo de Girassóis volta a florir em Pedras Grandes

São milhares de flores amarelas que passam o dia olhando para o sol e crescem a cada dia, transformando a paisagem

Tigre x São Paulo: ingressos esgotados para a torcida visitante

O Tigre, que ocupa a 11ª posição, com 36 pontos, precisa de mais nove para não cair

Corpo de Bombeiros retoma buscas por homem desaparecido no mar em Imbituba pelo terceiro dia

Segundo informações dos bombeiros, no dia do incidente, um casal foi arrastado pelas correntes no canto sul da praia

Adolescente de 14 anos é apreendido por tráfico de drogas em Tubarão

O suspeito confessou o envolvimento no tráfico e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil