A busca pelo Conhecimento

Preservando a história e a geografia do país

Foto – Divulgação

A preservação histórico-geográfica de uma região é algo importantíssimo e se faz necessário para o desenvolvimento constante de um lugar. Se não temos conhecimento da história de nossos antepassados, logo não saberemos como e por que a nossa sociedade é assim hoje. Com o intuito de publicar, metodizar e arquivar documentos históricos do Brasil, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no ano de 1838, no Rio de Janeiro.

Veja abaixo:

Em 2 de outubro de 1838, durante o Império do Brasil, foi criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) através de uma iniciativa proposta pelo marechal Raimundo José da Cunha Matos em parceria com o historiador Januário da Cunha Barbosa. Essa ideia foi apresentada à Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN) e rapidamente colocada em prática, tendo 27 membros fundadores. Em 1839, Dom Pedro II passou a ser o patrono dessa instituição e, com o tempo, começou até a presidir sessões.

O instituto desempenha algumas funções para conseguir manter a preservação e promoção da história e geografia nacional. Entre elas estão a coleta de arquivos; a realização de palestras com o intuito de transmitir o conhecimento sobre diversos assuntos; a realização de pesquisas acadêmicas sobre diversos temas e sua publicação; o incentivo a outras iniciativas que têm por objetivo conservar documentos ou monumentos históricos; a manutenção de uma biblioteca sempre disponível para pesquisadores e qualquer outro público, entre outros.

Possui uma revista com as siglas IHGB que circula pelo território brasileiro regularmente desde o ano de 1839 e, atualmente, é considerada a mais antiga e tradicional entidade que atua na preservação histórica e geográfica brasileira.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

HOME

 

Notícias Relacionadas

Duas Indicações são aprovadas pelos vereadores de Orleans

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os vereadores Valter Orbem, Paulo Canever, Marlise Zomer, Osvaldo Cruzetta e Maiara Dal Ponte.

Garagem da Secretaria de Obras de Lauro Müller poderá ser nomeada de Pátio de Máquinas João Ceolin

Projeto de Lei Ordinária nº 42/2024, de autoria da vereadora Sysse Alves Velho, deu entrada na Casa Legislativa na sessão desta segunda-feira, 21.

Criciúma vence o Goiás no Brasileiro Sub-23

Satc recebe selo Amigo do Meio Ambiente

Iniciativa da Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Criciúma valoriza ações sustentáveis