Entre os anos de 1792 e 1797, ocorreu um conflito armado entre países como a Grã-Bretanha, Áustria, Prússia, Espanha, Holanda e Portugal contra a França. O principal objetivo era derrubar a nova república e trazer de volta o antigo regime francês. No início, o conflito envolvia apenas a França contra a Áustria; porém, com o passar dos anos, os demais países foram entrando e apoiando a Áustria.
O conflito terminou com a assinatura de um tratado nomeado “Tratado de Campoformio”, assinado harmoniosamente entre o líder francês Napoleão Bonaparte e o conde austríaco Philipp von Cobenzl. Além de encerrar o conflito, esse tratado também tinha outros pontos a serem cumpridos, como a anexação de territórios italianos pertencentes à Áustria para a França, o reconhecimento da República Francesa, a convocação de um congresso para estabelecer paz com o Sacro Império Romano e o apoio da Áustria à França em futuras ações contra as demais potências da Europa.
O fim dessa guerra foi a primeira vitória oficial da França sob a liderança de Napoleão Bonaparte. Agora, com o apoio da Áustria, as vitórias francesas nos conflitos cresciam cada vez mais, permitindo que a França expandisse seu território a cada ano e contribuindo para que Napoleão Bonaparte se tornasse uma das figuras mais influentes e um dos líderes mais fortes do século XVIII.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://revistagalileu.globo.com