O nome do suspeito não foi divulgado, e a defesa dele não foi localizada até o momento pela reportagem.
Um cidadão alemão foi detido em Blumenau, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, sob suspeita de liderar um grupo que fazia ameaças racistas nas redes sociais. A prisão ocorreu na segunda-feira (14) e foi coordenada pela Polícia Federal, sendo divulgada apenas na tarde de terça-feira (15).
De acordo com a PF, a operação visava desmantelar uma organização criminosa acusada de disseminar crimes de ódio e atos terroristas pela internet. No local vinculado ao suspeito, foram encontradas substâncias químicas com potencial para a fabricação de explosivos.
Além disso, os policiais realizaram buscas na residência do suspeito em São Paulo, onde apreenderam equipamentos eletrônicos e documentos relevantes para a investigação.
O homem, após ser preso em Santa Catarina, foi encaminhado para uma unidade prisional da região. O nome do suspeito não foi divulgado, e a defesa dele não foi localizada até o momento pela reportagem.
Segundo a Polícia Federal, o alemão poderá enfrentar acusações de terrorismo, incitação ao preconceito com base em raça, cor, etnia, religião ou origem, além de envolvimento em organização criminosa.