Geral

Tritão: a maior lua de Netuno

Foto – Divulgação

Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar e o último a partir da estrela Sol. Segundo a astronomia, atualmente já conta com 14 satélites naturais, que também podemos chamar de luas, sendo que a maior foi descoberta pelo astrônomo inglês William Lassell, em 1846, e nomeada Tritão em homenagem ao deus grego Tritão, filho de Poseidon. Essa escolha de nome segue a tradição de nomear corpos celestes ou satélites naturais conforme o nome do deus que o planeta ao qual pertencem recebeu. Como Netuno se refere ao deus Poseidon na mitologia romana, seu filho, Tritão, foi escolhido como o nome do maior satélite do planeta.

Não se sabe ao certo como Tritão se originou, porém a teoria mais aceita é que ele tenha se formado no Cinturão de Kuiper, localizado além de Netuno. Essa área é composta por corpos gelados e pequenos planetas, e acredita-se que Tritão fazia parte de um objeto maior que, devido a uma colisão no passado, se fragmentou e foi posteriormente capturado por Netuno.

Tritão possui 2.700 km de diâmetro e uma massa de (2,14 \times 10^{22}) kg, sendo apenas 5,5% do tamanho de Netuno e apresentando uma massa que equivale a 0,02% do planeta. Sua atmosfera é composta principalmente de nitrogênio, com pequenas quantidades de metano, e pode apresentar temperaturas que chegam a -235°C, tornando-se um dos lugares mais frios do Sistema Solar. Em sua superfície, também podemos encontrar gêiseres que arremessam plumas de nitrogênio gasoso a grandes altitudes, bem como criovulcões que expelem gelo.

Por ser um corpo celeste muito distante do nosso planeta e devido às dificuldades de se chegar até lá, apenas uma sonda foi enviada para Tritão até hoje. Trata-se da Voyager 2, desenvolvida pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), que foi lançada em 1977 e chegou a Tritão em 1989. A missão foi responsável por descobrir muitas características até então desconhecidas do satélite, como os gêiseres mencionados anteriormente. Entretanto, a NASA está projetando uma nova missão chamada Trident, com o intuito de trazer mais informações sobre o satélite e investigar seu interior para verificar se a teoria de que ele apresenta um oceano subterrâneo é verdadeira.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://www.terra.com.br

Notícias Relacionadas

Comércio cresce 0,5% em fevereiro e atinge maior patamar da história

Recorde anterior foi registrado em outubro de 2024

China eleva tarifas contra EUA a 84% e intensifica guerra comercial

Para analistas, tarifaço de Trump tenta reverter a desindustrialização

Criciúma pega o Bragantino na Copa do Brasil

Tigre jogará contra time paulista na terceira fase da competição nacional

Mais de 100 vagas de emprego estão disponíveis na região nesta semana

Confira as oportunidades ofertadas