Formação em PPCP tem como foco a otimização da linha de produção com aplicação das técnicas de planejamento, programação e controle da produção
Com o constante avanço tecnológico, máquinas e ferramentas são incluídas de forma constante nos processos voltados à fabricação e distribuição de produtos da indústria. Para auxiliar no aprimoramento dos métodos de planejamento e produção, é importante que os profissionais da área estejam cada vez mais capacitados e alinhados com o que há de mais novo no mercado.
Com o intuito de auxiliar empresas e profissionais, o Curso de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) foi desenvolvido pela Satc para oferecer uma formação que tem como foco a otimização da linha de produção e aumentando a competitividade das corporações.
“O curso de PPCP é indicado para quem deseja atuar na área industrial ou que já atue e queira se destacar. Preparamos os nossos alunos para enfrentarem os desafios do planejamento da gestão da produção, abordando tanto a teoria quanto a prática. A eficiência nos processos de produção é um grande diferencial para as indústrias e a nossa formação permite que as empresas operem de uma forma mais ágil e econômica. O estudante aprende como implementar essas melhorias na prática dentro da organização”, explica o analista de negócios da Satc, Eduardo Just.
Durante a formação os profissionais terão contato com conteúdos específicos e de desenvolvimento de habilidades, onde serão abordados aspectos fundamentais como: Conceitos e definições do que é PPCP; Relacionamento com outras funções; Gestão de conflitos; Planejamento da produção: Previsão de demanda; Planejamento de capacidade; Técnicas de Programação: Desenvolver o planejamento das necessidades de materiais; Definições do sistema OPT; Trabalhar com planilhas eletrônicas de controle; Metodologias e técnicas avançadas: Lean manufacturing; Teoria das restrições (TOC); Six sigma; Processos e tecnologias emergente: Indústria 4.0; Automação e controle e Sustentabilidade na produção.
O curso oferece ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas imediatamente no ambiente de trabalho. “Sempre procuramos ao decorrer das nossas aulas priorizar uma abordagem prática com projetos, atividades em grupo, que façam com que os alunos tenham uma troca de experiência para estarem prontos para estarem atuando no mercado de trabalho”, destaca Just.
A formação em PPCP tem 33 horas de duração, ocorre nas terças-feiras no período noturno, das 19 às 22 horas, totalizando 11 encontros. O início das aulas está previsto para o dia 08/10.