Gandhi teve que lidar com muitos desafios durante a sua luta pela independência de seu país
Nascido em Porbandar, na Índia, em 2 de outubro de 1869, Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, foi um dos maiores líderes na luta pela independência de seu país sob o domínio britânico. Seu pai era o primeiro-ministro do principado onde ele residia e sua mãe, uma devota fiel vaisnava, uma tradição ligada ao hinduísmo. Em sua juventude, foi estudar direito em Londres, na Inglaterra, e, lendo um pouco sobre a filosofia de Henry Stephens Salt, decidiu se tornar vegetariano, criando um clube com outras pessoas praticantes desse hábito. Ao retornar para a Índia em 1891, não conseguiu exercer a função de advogado devido à sua timidez excessiva; entretanto, ganhou uma oportunidade de viajar para a África do Sul representando a firma de Dada Abdulla em um processo judicial.
Durante o tempo que passou no país, começou a ver e aprender que o papel do advogado era descobrir a verdade e não incriminar as pessoas. Voltou à Índia em 1915 e passou a transmitir às pessoas a ideia de independência do país, porém sem o uso da violência. A partir daqui ele se tornou uma das figuras mais conhecidas do país, implementando conceitos como o “Satyagraha”, que quer dizer “força da verdade” ou “insistência na verdade”, e “Ahimsa”, ou seja, a não-violência. Tornou-se o líder do Congresso Nacional Indiano e tomou a frente de várias campanhas de desobediência civil, entre elas a Marcha do Sal, que tinha o objetivo de protestar contra o monopólio britânico sobre a venda de sal. Além disso, ele criou o movimento conhecido como “Quit India”, que tinha por finalidade expulsar todos os britânicos do território indiano. Gandhi também pedia ao povo indiano que adotasse um modo de vida baseado em princípios de autossuficiência, ou seja, usarem apenas produtos feitos no país, pois isso mostraria a resistência deles contra o império britânico.
Gandhi teve que lidar com muitos desafios durante a sua luta pela independência de seu país. Entre eles estavam a repressão dos britânicos aos movimentos, prendendo muitos envolvidos e até mesmo Gandhi por muitas vezes; a enorme pobreza no país devido à exploração dos britânicos, que muitas vezes dificultava o andamento dos movimentos; as diferentes religiões e línguas que se encontravam dentro do território indiano, algo que atrasava o processo, obrigando Gandhi a unificar e buscar uma união saudável entre todos para lutarem pelo bem comum da Índia; e passando fome ao fazer jejuns muito prolongados como uma forma de promover a paz.
No ano de 1947, depois de muitos anos de luta, o Reino Unido reconheceu a independência da Índia, mas dividiu o território em duas partes: uma seria o atual território que conhecemos hoje da Índia, formada pela maioria do povo sendo hindu, e a outra parte foi designada como o território que conhecemos hoje como Paquistão, formado pela sua grande maioria de pessoas adeptas ao islamismo. Em 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi cruelmente assassinado por Nathuram Vinayak Godse, um nacionalista hindu que, juntamente com outras sete pessoas, planejou o assassinato do líder. Ele disparou três tiros seguidos no peito de Gandhi, o que fez com que viesse a óbito no mesmo instante. Seu funeral contou com a presença de milhões de pessoas e gerou uma comoção nacional nunca vista antes na história da Índia. Por fim, seu corpo foi cremado seguindo os rituais da religião hindu e as cinzas espalhadas em diversos rios sagrados pelo país, reconhecendo a importância que o líder teve para esse povo ao lutar pela independência do país. Posteriormente, seus pensamentos e seus ideais serviram como forma de inspiração para o surgimento de outros movimentos civis em prol da liberdade em outros lugares pelo mundo, como os movimentos liderados por Martin Luther King nos Estados Unidos e Nelson Mandela na África do Sul.
Confira abaixo, algumas citações de Mahatma Gandhi:
‘’O fraco jamais perdoa, o perdão é uma das características do forte’’.
‘’Olho por olho e o mundo acabará cego’’.
‘’A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor’’.
‘’ Não existe um caminho para a PAZ, a PAZ é o caminho’’.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://citacoes.in
https://www.todamateria.com.br
https://www.pensador.com
https://brasilescola.uol.com.br
Escrito por Thiago Fontanela