A organização visa trazer inovações para o turismo rural da região
Lauro Müller, um município localizado no sul do estado de Santa Catarina, aos pés da famosa Serra do Rio do Rastro, conta com muitas paisagens magníficas e cenários encantadores devido às suas belezas naturais. Por conta da preservação da natureza, a cidade dispõe de um potencial turístico gigantesco, contribuindo para que muitas pessoas, tanto de dentro quanto de fora do município, empreendam nesse setor.
Pensando no desenvolvimento do turismo da cidade e na preservação da natureza, um grupo de moradores empreendedores das comunidades de Rocinha de Baixo, Rocinha do Meio e Rocinha Alta se juntou para criar uma organização que visa trazer inovações para o turismo rural da região.
Durante a jornada de inovação de Lauro Müller, uma iniciativa desenvolvida pela Inovasul e presidida por Ademir Milo Motta da Silva, contando com o apoio financeiro da Cresol Encostas da Serra Geral e da Cooperativa de Eletrificação Rural de Lauro Müller (Copermila) e com um espaço gentilmente cedido pela CDL do município, foram propostas aos moradores muitas ideias incríveis com o intuito de alavancar o turismo rural.
A partir disso, surgiu nos moradores um ânimo e uma esperança de um futuro promissor, fazendo com que eles abraçassem as ideias e as levassem adiante. Foi criada então, há pouco tempo, a marca Vale da Rocinha, sendo oferecida pela Cresol e com uma logo desenvolvida pela equipe de marketing da cooperativa de crédito. Hoje, já contam com 25 empreendedores engajados e cerca de 13 trilhas mapeadas com a ajuda do guia turístico lauromüllense João Paulo Durante.
As reuniões entre os membros acontecem com muita frequência e todas elas são realizadas em empreendimentos diferentes dentro do Vale da Rocinha, fazendo com que todos se conheçam melhor e possam discutir os assuntos pertinentes ao turismo rural que desejam construir na cidade de Lauro Müller.