Segurança

Santa Catarina se torna foco de operação nacional contra abuso sexual infantil

operação, chamada "Terabyte", faz referência à grande quantidade de dados armazenados por suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Foto: CyberGAECO, Divulgação

Uma operação nacional coordenada pela Polícia Federal para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes teve ações realizadas em Gaspar e outras cidades de Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (25). No total, a Polícia Federal cumpriu 141 mandados de busca e apreensão em várias regiões do país. Em Santa Catarina, o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO) e a Polícia Científica estiveram em Gaspar, enquanto a PF conduziu ações em Tijucas, Ponte Serrada, Canoinhas, Lages e Rio do Sul.

A operação, chamada “Terabyte”, faz referência à grande quantidade de dados armazenados por suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. O termo “terabyte” se refere a uma unidade de armazenamento digital equivalente a mil gigabytes, sugerindo que os investigados possuíam vasto conteúdo ilícito.

No Brasil, a realidade do abuso infantil é alarmante: a cada hora, três crianças são vítimas de violência sexual, sendo que mais da metade das vítimas (51%) tem entre 1 e 5 anos. Em Santa Catarina, a média diária de denúncias de estupro de vulneráveis é de 5,3 casos, de acordo com a Corregedoria-Geral do Ministério Público de Santa Catarina. No ano passado, o estado registrou 1.936 denúncias desse tipo de crime.

A operação Terabyte teve como objetivo principal identificar e prender indivíduos envolvidos na produção e distribuição de material de abuso sexual infantil pela internet. Em Gaspar, as buscas foram autorizadas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Blumenau, após solicitação do Ministério Público.

Embora ninguém tenha sido preso em Gaspar, a operação resultou em cinco prisões em flagrante nas cidades de Tijucas, Ponte Serrada, Canoinhas e Lages. Em Canoinhas, a Polícia Militar colaborou com a ação, que culminou no resgate de um menino que frequentava a residência do suspeito preso. A operação em nível nacional deve gerar novas provas que possibilitarão a identificação e captura de outros envolvidos nesses crimes.

Notícias Relacionadas

Criciúma é “beneficiado” com empate entre Juventude e Cuiabá

Juventude e Cuiabá empataram em 1 a 1, no Jaconi

Luiz Flávio de Oliveira apita jogo do Criciúma no Maracanã

Luiz Flávio de Oliveira apitou Criciúma e Botafogo no turno, com vitória do Tigre por 2 a 1

Mar Revolto: A Batalha pelo Poder na Revolta da Armada

3ª edição do Dia de Campo da Integração da Granja Faria celebra resultados de 2024

A confraternização anual da unidade de Lauro Müller contou com entrega premiações, palestras e feira de exposições, promovendo inovação e reforçando parcerias.