informação foi divulgada no relatório "Raio-X dos Resíduos na Costa Brasileira
A praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, foi identificada como a mais poluída do Brasil em relação à presença de macrorresíduos, macroplásticos e microplásticos. A informação foi divulgada no relatório “Raio-X dos Resíduos na Costa Brasileira: Descobertas da 1ª Expedição Ondas Limpas na Estrada”, conduzido pela ONG Sea Shepherd Brasil em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP.
Este estudo, o mais abrangente já feito no Brasil sobre resíduos marinhos, evidenciou a presença generalizada de plástico em todo o litoral do país. Além do Pântano do Sul, a Praia do Rizzo, também em Florianópolis, foi classificada entre as mais contaminadas por microplásticos.
Segundo o levantamento, a Praia do Pântano do Sul apresentou a maior densidade de microplásticos no Brasil, com uma média de 144,16 fragmentos por metro quadrado. A Praia do Rizzo também se destacou com uma contaminação de 78,66 microplásticos por metro quadrado, ficando em terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas da Praia do Centro, em Mongaguá (SP).
Cenário preocupante no litoral brasileiro
O estudo analisou mais de 7 mil quilômetros de costa e 306 praias no Brasil, revelando a presença de 16 mil fragmentos de microplástico e 72 mil macrorresíduos. Segundo Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil, os resultados são um alerta para que as cidades reforcem suas políticas de gestão de resíduos.
Apesar da Região Sudeste liderar em quantidade de resíduos plásticos maiores, a Região Sul se iguala ao Sudeste em termos de contaminação por microplásticos. Santa Catarina se destaca negativamente, sendo o quarto estado mais poluído por esses fragmentos minúsculos, que são encontrados até em regiões com litoral reduzido, como o Paraná.
Estados mais contaminados por microplásticos no Brasil
A pesquisa também revelou os 10 estados brasileiros mais afetados pela poluição de microplásticos, com destaque para:
Paraíba
Pernambuco
Paraná
Santa Catarina
São Paulo
Rio de Janeiro
Espírito Santo
Ceará
Amapá
Rio Grande do Sul
Os dados completos da pesquisa estão disponíveis em uma plataforma interativa, permitindo que o público explore os níveis de poluição por praia, cidade e estado, categorizados por tipo de resíduo.