Pelo fato de se estender por 10 longos anos, o conflito foi marcado por grandes batalhas. Algumas tiveram êxito, enquanto em outras os farrapos perderam significativamente
Conhecida como Revolução Farroupilha ou também Guerra dos Farrapos, foi um conflito de caráter regional que aconteceu no estado do Rio Grande do Sul e perdurou por 10 anos. Durante o período de 1822 a 1889, enquanto o Brasil vivia sob um regime monárquico, muitos conflitos se instalaram dentro de seu território. Aqui, vamos destacar um que aconteceu na antiga província de São Pedro (atual Rio Grande do Sul) e marcou para sempre a vida dos gaúchos.
Na época, grande parte da população encontrava-se desgostosa e insatisfeita com algumas práticas adotadas pelo Império, entre elas o alto imposto cobrado sobre seus produtos e a centralização do governo na região sudeste, o que fazia com que a província ao sul não tivesse muita autonomia. Não demorou muito para que explodisse um conflito na região, pois no dia 20 de setembro de 1835, um grupo se rebelou e tomou a capital do estado, Porto Alegre. Entre os principais líderes da guerra estão: o general Bento Gonçalves da Silva, o guerrilheiro Giuseppe Garibaldi, o militar David Canabarro e o general Antônio de Souza Netto.
Pelo fato de se estender por 10 longos anos, o conflito foi marcado por grandes batalhas. Algumas tiveram êxito, enquanto em outras os farrapos perderam significativamente. A primeira ficou conhecida como Batalha do Seival e aconteceu em 1836. Esta foi uma das mais importantes, pois contribuiu para a proclamação da República Rio-Grandense sob o comando de Antônio de Souza Netto. Na Batalha do Fanfa, os farrapos não conseguiram vencer as tropas imperiais. Em 1838, na Batalha do Barro Vermelho, os farrapos, já com uma força maior, conseguiram a vitória sobre seus oponentes. Em 1844, na Batalha de Porongos, os farrapos sofreram uma derrota significativa.
Por fim, o conflito terminou com a assinatura do Tratado de Poncho Verde no dia 1º de março de 1845, entre Luís Alves de Lima e Silva, um barão nomeado pelo governo imperial com o intuito de negociar a paz com os farrapos, e os líderes da revolta. O tratado consistia em cláusulas como a anistia a todos que de alguma forma participaram da revolta, a redução de impostos sobre muitos produtos e a incorporação das tropas farroupilhas ao Exército Imperial. Depois da revolta, houve um longo período dedicado à reconstrução do lugar, tanto na infraestrutura quanto em questões econômicas, que foram seriamente afetadas pela duração e proporção do conflito.
O dia 20 de setembro é destinado a celebrar o Dia do Gaúcho, que nada mais é do que o gentílico de quem nasce no Rio Grande do Sul. A data é comemorada justamente para lembrar a luta pelos direitos que foram almejados por esse povo na Revolução Farroupilha .
Parabéns, gaúchos!
Fontes consultadas: https://pt.wikipedia.org , https://www.todamateria.com.br
https://brasilescola.uol.com.br , https://www.historiadomundo.com.br