A busca pelo Conhecimento

Uma batalha de Portugueses X Franceses

Vítima ficou presa nas ferragens após o acidente de trânsito

Foto: Divulgação

Um evento importante durante o século XVIII na história do Brasil foi a Batalha do Rio de Janeiro, que perdurou por 10 dias no mês de setembro do ano de 1711. No contexto histórico, podemos dizer que ela aconteceu dentro da Guerra de Sucessão Espanhola, iniciada em 1701 e com término em 1714. Consistia em lutas entre tropas portuguesas e francesas, tendo como comandante português Francisco de Moraes de Castro contra os franceses liderados pelo corsário René Duguay-Trouin.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Tudo começou no dia 12 de setembro, quando a frota francesa atracou suas embarcações no litoral do Rio de Janeiro e iniciou o conflito contra os portugueses. Nesse episódio, houve muitas mortes e perdas do lado português, com isso os franceses acabaram saindo vitoriosos, capturando a cidade e exigindo que a corte portuguesa pagasse um valor para que não destruíssem por completo a cidade.

Esse conflito provou que as tropas portuguesas não eram fortes o suficiente para entrarem em combate com outros exércitos e demonstrou que estavam vulneráveis a invasões de outros países europeus. Depois que as tropas francesas deixaram o país, iniciou-se o processo de recuperação do Rio de Janeiro. Foram construídas novas e mais modernas ruas, houve um investimento pesado no treinamento de novos militares, implementação de novas estruturas defensivas, entre outros.

Notícias Relacionadas

Direção do Criciúma irá disponibilizar ônibus e ingresso para duelo contra o Inter

Internacional e Criciúma vão duelar na próxima terça-feira, dia 5, no Beira-Rio

Lojas Colombo inaugura sua primeira unidade em Lauro Müller

Homem é preso após agredir companheira com socos e mordidas em Criciúma

Em outra ocasião, autor já havia quebrado o braço da vítima com um pedaço de madeira

Alunos do Projeto Aqualuz plantam mudas de manacá-da-serra e ipê em São Ludgero