A busca pelo Conhecimento

Gazeta do Rio de Janeiro: uma inovação no país

Foto: Divulgação

No dia 10 de setembro de 1808, foi lançado na cidade do Rio de Janeiro um jornal que levaria o nome de “Gazeta do Rio de Janeiro” e que entraria para a história por ser o primeiro jornal impresso no Brasil. Nessa época, o país vivia sob o domínio de Portugal, por isso, suas notícias eram todas voltadas a comunicados da corte e demais interesses da mesma.

Durante a semana, eram publicadas somente duas edições, inicialmente editadas pelo Frei Tibúrcio José da Rocha e, posteriormente, pelo renomado jornalista Manuel Ferreira de Araújo Guimarães. Vale ressaltar que o jornal não era acessível a toda a população; ele geralmente circulava entre as classes mais altas da sociedade, como funcionários do governo, membros da corte portuguesa, professores, empresários e comerciantes que sabiam ler.

O jornal era composto geralmente por notícias do cenário nacional e internacional, decretos de leis recém-criadas pela monarquia, anúncios de leilões e vendas de propriedades, e artigos de opinião relacionados a diversos temas, escritos a partir da visão daqueles que participavam ou tinham ligação com o governo.

Por fim, a gazeta deixou de circular no país em 1822, ano em que o Brasil conquistou sua independência de Portugal. No entanto, 210 anos após sua inauguração, em 2018, foi criada uma nova versão do jornal, dessa vez em formato online.

Texto escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

Direção do Criciúma irá disponibilizar ônibus e ingresso para duelo contra o Inter

Internacional e Criciúma vão duelar na próxima terça-feira, dia 5, no Beira-Rio

Lojas Colombo inaugura sua primeira unidade em Lauro Müller

Homem é preso após agredir companheira com socos e mordidas em Criciúma

Em outra ocasião, autor já havia quebrado o braço da vítima com um pedaço de madeira

Alunos do Projeto Aqualuz plantam mudas de manacá-da-serra e ipê em São Ludgero