Iniciativa reuniu turmas do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio +Técnico, com apoio do Sistema de Ensino Bernoulli
O fortalecimento das competências socioemocionais dos estudantes por meio da educação, está cada vez mais relevante em um cenário de constante mudança. Durante o ano letivo, o Colégio Satc realiza diversas ações que contribuem não apenas para o desempenho dos alunos, mas também para o desenvolvimento emocional e social. Para o início do último trimestre de 2024, a instituição promoveu um bate-papo sobre a rotina de estudo e práticas que contribuem para uma aprendizagem mais efetiva. A iniciativa foi conduzida pela assessora pedagógica do Sistema de Ensino Bernoulli, Aline Proença, e reuniu turmas do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e Cursos Técnicos.
O encontro promovido com leveza e interatividade, teve a neurociência como ponte para o entendimento da aprendizagem. “Fiz uma explicação para os alunos de como o cérebro humano aprende e como as emoções impactam a forma que aprendemos. Como isso, podemos treinar o nosso cérebro para uma melhor organização diante de uma rotina de estudos saudáveis. Muitas vezes os estudantes não sabem por onde começar o planejamento, da gestão do tempo e de com ter hábitos de estudo”, explica a assessora pedagógica do Sistema de Ensino Bernoulli, Aline Proença.
Para que o desenvolvimento individual de cada aluno atinja metas e objetivos, é importante que cada um se veja como protagonistas da própria aprendizagem. “Os alunos estão muito sucessíveis a qualquer reação emocional que pode desencadear uma séria de problemas. Então é importante que a gente faça essa parada para sensibilizá-los sobre esse cuidado que precisam ter em relação a si mesmos. Porque se o meu eu está bem, tudo vai acontecer de forma correta e quanto isso é ao contrário, o aluno se sente desamparado emocionalmente e isso pode levar a consequências no estudo. O que é algo que enquanto escola não queremos que aconteça”, destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just.
Durante o bate-papo com as turmas, a palestrante realizou um teste de saúde emocional, para que os estudantes possam reconhecer suas fragilidades. “O momento de reflexão é para que cada um entenda que quando eu não estou bem emocionalmente, isso vai responder na forma como eu aprendo, na forma como interajo com o outro. Com isso, dentro de uma perspectiva socioemocional, trabalhamos a construção desses hábitos de estudo saudáveis para que cada um se enxerguem também como protagonistas, como autores das suas histórias e que também podem pedir ajuda”, pontua Aline.