A busca pelo Conhecimento

Um lugar composto por grandes planícies; conheça um pouco do Mato Grosso do Sul

A região sempre foi habitada por povos nativos, entre eles destacam-se: guaranis, terenas e caiapós

Foto: Divulgação

Localizado na região centro-oeste do Brasil, o Mato Grosso do Sul é um estado que corresponde uma área total de 357.145.532 Km² e abriga uma população de 2.838.188 habitantes. Foi desmembrado de seu vizinho Mato Grosso, por meio da lei n°31 de 11 de Outubro de 1977, sendo assinado pelo então general Ernesto Geisel, comandante da ditadura militar instalada no país no ano de 1964.

A região sempre foi habitada por povos nativos, entre eles destacam-se: guaranis, terenas e caiapós. Com às expedições portuguesas iniciadas no ano de 1500, esse território também não ficou de fora das explorações, relatos apontam que o primeiro português a adentrar as terras do Mato Grosso do Sul teria sido o conquistador Aleixo Garcia, por volta de 1524.

O território do estado apresenta altitudes que variam de 200 a 600 metros acima do nível do mar, e é nas menores altitudes que podemos encontrar o famoso Pantanal matogrossense. Não possui litoral, entretanto faz divisa com cinco estados brasileiros, a oeste limita-se com a Bolívia e ao sul/sudeste com o Paraguai.

Possui 4 tipos climáticos predominantes, são eles: tropical equatorial, tropical de monção, tropical de savana e subtropical úmido.

Sua extensão territorial é grande, porém apresenta poucos municípios (79 no total), divididos em quatro mesorregiões, são elas: Pantanais de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Leste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Desde o final do século XIX, a população do estado começou a crescer constantemente em um ritmo acelerado, a maioria das pessoas eram residentes de outros estados da federação, mas escolheram o lugar para darem continuidade a suas vidas. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2010, a população se dividia em 47,29% de pessoas brancas, 43,59% pardos, 4,90% pretos, 2,99% indígenas e 1,22% amarelos.

A economia do estado é grande parte resultante da produção agrícola, pois ele concentra uma das maiores criações de bovinos no país. Também podemos adicionar o setor industrial, a extração de minerais e o turismo como outras grandes geradoras de renda.

Texto escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

Armas de fogo são apreendidas após tumulto durante abordagem policial em Balneário Arroio do Silva

Munições também foram encontradas durante as buscas

CyberSatc traz palestrantes de renome nacional para falar sobre segurança digital

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no AM Master Hall, em Criciúma

The New York Times: como Tudo Começou

Um verdadeiro fenômeno do futebol brasileiro