Experiência única transforma aprendizado entre crianças da Educação Infantil e acadêmicos do Ensino Superior
Uma experiência única e que só acontece no maior Colégio de Criciúma. Na Satc os alunos tem a possibilidade de fazerem novas descobertas a partir de estudos, projetos e laboratórios que os acadêmicos do Centro Universitário UniSatc e Cursos Técnicos tem acesso. Com formas de aprendizado que os pequenos teriam contato apenas quando estiverem jovens, na instituição isso começa a partir dos três anos. Com o projeto ‘EcoDesign infantil: Sacolas Mágicas’ as turmas da Educação Infantil puderam confeccionar na prática sacolas retornáveis com acadêmicos do Curso de Design da UniSatc, aprendendo e brincando em um espaço exclusivo.
A proposta envolveu a contação de uma história adaptada pela acadêmica de Design, Maria Eduarda Ramos Franco, responsável pela confecção e diagramação do livro. “Contamos a história do esquilo que perde suas folhas de árvores e precisa da ajuda dos amigos para encontrá-las. Em um universo lúdico, os alunos encontram essas folhas que viraram carimbos para pintarem e colorirem as suas sacolas retornáveis. Enquanto acadêmica é muito especial participar de um projeto como esse ensinando crianças, porque me faz aplicar o Design Editorial que é a carreira que quero seguir”, conta.
No Colégio Satc, a Educação Infantil vai além da sala de aula, onde se promove o desenvolvimento do pensamento crítico, o despertar da curiosidade científica e a autonomia das crianças a partir de espaços únicos. “Nossas turmas representam os Guardiões das Quatro Estações e dentro de cada tema as professoras trabalham projetos educacionais. Aqui na Satc dispomos de um campus único e que possibilita para as crianças o contato com estudos reais e que são transformados para a idade de cada turma”, explica a coordenadora da Educação Infantil, Luciana Peruch Ferreira.
A prática também possibilita a aplicação de conceitos e processo de criação que envolvem o Design. “Todo o projeto foi pensando e desenvolvido por acadêmicos do Curso, que colocaram em prática conteúdos aprendidos em aula para um público infantil. Então, envolveu a ludicidade, criatividade, adaptação da história, ilustração, produção gráfica e a confecção das sacolas retornáveis. Para que também as crianças possam levar para suas casas e replicar esse ensinamento”, destaca a coordenadora do Curso de Design, Solange Bianchini.
Aprendendo Design a partir de sacolas retornáveis
Utilizando o espaço o laboratório Render Lab, as crianças utilizaram folhas encontradas pelo campus, para compor suas criações. “Eu colori a minha sacola com as folhas pintadas de várias cores. Eu adorei fazer esse carimbo e criar o meu esquilo da história”, conta o aluno do Infantil VI, Pedro José Spilere.