Com os reparos concluídos, Bianca e Roberto planejam adotar o estilo de vida de nômades digitais, já que ambos trabalham remotamente
Depois de arrematar uma ambulância em um leilão em Palhoça, na Grande Florianópolis, o casal Bianca e Roberto Giacomette decidiu transformar o veículo em um motorhome. A antiga ambulância, um Ford Transit 2010, foi utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de 2010 a 2015 e, em 2022, foi adquirida pelo casal. Agora, ela está sendo completamente reformada para se tornar o novo lar sobre rodas dos dois.
Com os reparos concluídos, Bianca e Roberto planejam adotar o estilo de vida de nômades digitais, já que ambos trabalham remotamente. A ideia surgiu após uma viagem de carro pelo Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, realizada em 2022, enquanto ainda moravam em Florianópolis.
“Essa viagem despertou em nós o desejo de viver na estrada. Começamos a pesquisar sobre motorhomes e a participar de comunidades online com pessoas que compartilham desse sonho,” conta Roberto, de 29 anos, desenvolvedor de sistemas.
Do leilão à realização do sonho
A ideia começou a tomar forma em 2022. Determinados a construir o motorhome por conta própria, o casal iniciou a busca por vans usadas em plataformas online, mas as opções estavam fora do orçamento. A oportunidade apareceu quando Roberto, ao passar por um pátio da prefeitura em Palhoça, notou diversos veículos estacionados, incluindo ambulâncias, e resolveu investigar.
“Descobri que eram veículos de leilão e decidi participar. Inicialmente, tínhamos outro veículo em mente, mas ele foi arrematado por um valor acima do que estávamos dispostos a pagar. Acabamos ficando com a ambulância por R$ 27 mil, muito menos do que as opções disponíveis nas plataformas,” relembra Roberto. O veículo foi carinhosamente apelidado de Palhoça, em homenagem à cidade onde foi adquirido.
A reforma da ambulância trouxe desafios inesperados. O motor precisou ser refeito, e o veículo passou dois meses em Curitiba para a revisão completa da parte elétrica. “Houve momentos de desânimo, mas optamos por encarar esses desafios como oportunidades de aprendizado. Aproveitamos o tempo para estudar mais sobre construção e planejar os próximos passos,” afirma Roberto.
Atualmente, a ambulância está em pleno funcionamento, e o casal já contratou uma equipe para projetar o interior do motorhome. A expectativa é que até o final de 2024, Bianca e Roberto possam se mudar para o novo lar. Enquanto aguardam, eles estão vivendo em São João Nepomuceno, Minas Gerais, e compartilhando a jornada da reforma com seus 63 mil seguidores no Instagram.
“O que mais nos atrai nesse estilo de vida é a chance de nos conectar com pessoas, explorar novas culturas, visitar lugares incríveis e viver experiências únicas,” finaliza Roberto.