A busca pelo Conhecimento

Um solo com a presença rica de ouro, conheça um pouco sobre Minas Gerais

Foto: Divulgação

O estado de Minas Gerais se situa na região sudeste do país e é classificado como o quarto maior estado em extensão territorial. Abriga uma população de 20.539.989 habitantes, ganhando a segunda posição no ranking dos estados mais populosos, perdendo apenas para São Paulo.

A história do local remete a milhares de anos atrás, pois foram encontradas evidências e fósseis humanos que viveram há cerca de 10 mil. Vale ressaltar que foi nesse estado, mais precisamente em uma comunidade entre as cidades de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, que foi encontrado o fóssil humano mais antigo de toda a América do Sul (com cerca de 12.500 a 13.000 anos), o qual deram nome de Luzia. Até a chegada dos portugueses, o lugar era habitado por comunidades indígenas, entretanto com a entrada do “homem branco” no estado, o cenário mudou completamente pois rapidamente foi descoberto a presença do precioso metal ouro nessas terras. Isso foi significativo para atrair pessoas de todas as partes do país no sentido de extrair esse metal e vender a altíssimos valores.

É um estado não banhado pelo oceano atlântico, faz divisa a sudoeste e sul com São Paulo, a leste com Mato Grosso do Sul, noroeste com Goiás e Distrito Federal, a norte e nordeste com a Bahia, leste com o Espírito Santo e sudeste com o Rio de Janeiro. Seus tipos climáticos são bem variáveis dependendo a região que se localiza, ocorre a presença do clima tropical de monção, tropical de savana, subtropical úmido, subtropical oceânico, subtropical úmido de inverno seco e por último, mas não menos importante, temos o subtropical de altitude.

Por ser um estado amplo em extensão territorial, Minas Gerais foi dividido em 12 messoregiões, sendo elas: Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata.

Se tratando de religião, segundo o censo do IBGE realizado em 2010, Minas Gerais possuía cerca de 13,8 milhões de pessoas adeptas ao catolicismo, 1,2 milhões declararam ser evangélicos, 420 mil seguem o espiritismo, cerca de 19 mil são umbandistas e candombledistas, e cerca de 1 milhão consideram ser ateus.

Minas Gerais é um estado cuja as suas cidades ainda preservam a arquitetura da era colonial brasileira. Muitas casas, comércios e igrejas em pleno século XXI, são preservados com os mínimos detalhes para que suas fachadas permaneçam originais e nunca mudem do aspecto de quando foram construídas. Essa arquitetura única, é o que faz milhares de pessoas visitarem o estado anualmente, pois um lugar com esse ambiente nos faz votarmos e imaginarmos como era o tempo no Brasil colônia.

Clique neste link para acessar a história de um outro estado da região sudeste.

Escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

Armas de fogo são apreendidas após tumulto durante abordagem policial em Balneário Arroio do Silva

Munições também foram encontradas durante as buscas

CyberSatc traz palestrantes de renome nacional para falar sobre segurança digital

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no AM Master Hall, em Criciúma

The New York Times: como Tudo Começou

Um verdadeiro fenômeno do futebol brasileiro