Colégio Satc realiza ações mensais que priorizam temáticas relevantes para sucesso e desenvolvimento dos alunos
A aliança que família e escola precisam formar para o crescimento pessoal e intelectual de crianças e jovens, se consolida a partir do momento em que a comunicação se torna permanente. Para fazer com que a aproximação no ambiente escolar dos pais seja efetiva, o Colégio Satc realizou na noite da última quinta-feira (15) a 2ª edição do projeto ‘Conexão Família’ que teve como tema “A Tríade do Sucesso: Fortalecendo Laços entre escola, família e alunos. Mensalmente a instituição realiza ações que priorizam temáticas relevantes para sucesso e desenvolvimento dos estudantes de todos os níveis de ensino, que vai da Educação Infantil ao Médio + Técnico.
Durante o encontro, se destacou o nível de confiança dos pais com relação ao trabalho aplicado pela equipe pedagógica da Satc. “Somos o maior colégio de Criciúma não apenas pelo tamanho do campus, mas também pelo número de estudantes que são 2,4 mil, diariamente. Então, nossa organização, segurança e acolhimento são primordiais para os pais, porque deixam aqui os seus bens mais preciosos. E essa confiança no nosso trabalho fica mais evidente quando temos esses momentos de bate-papo. Onde os temas são o melhor para as famílias e alunos nesse processo de aprendizagem que é tão valioso”, destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.
A iniciativa foi conduzida pela psicóloga do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Giovana Madeira Laureano Silvestri, que falou sobre a definição de formar laços no período escolar. “A palavra laço é a junção de dois elementos que formam um vínculo forte e duradouro. Então criar esse elo é estabelecer conexões profundas e significativas que vão além de interações superficiais. São baseados em confiança, respeito, afeto, comprometimento e solidifica relacionamentos. É estar em unidade agindo em conjunto com o mesmo objetivo considerando as diferenças. E são essas definições que movem o ensino da Satc e que cada vez mais é replicado com as famílias”, explica.
A importância de criar laços para a saúde mental
As atitudes que promovem a confiança, o respeito, a comunicação e a empatia, são capazes de conectar turmas, professores, equipe pedagógica e os pais em um mesmo direcionamento. Por isso, no Colégio Satc serviços de apoio são oferecidos para melhorar ainda mais a experiência educacional de cada criança e jovem.
“Os vínculos afetivos e de confiança contribuem para a saúde mental dos estudantes e partir do suporte emocional que ajuda a lidar com o estresse e a ansiedade. Também podem prevenir a depressão por meio do sentimento de pertencimento. É capaz de desenvolve habilidades socioemocionais como a empatia, compreensão, comunicação e resolução de conflitos. E são temáticas que buscamos estar falando e deixando como apoio para os alunos”, pontua Giovana.
Como forma de simbologia do encontro e do significado de fortalecer laços, os pais e estudantes participantes do bate-papo fizeram um laço, que coloriram uma árvore seca para ficar como recordação na instituição.