A busca pelo Conhecimento

Há 47 anos, o mundo se despedia da maior Estrela do Rock and Roll

Foto: Divulgação

Conhecido mundialmente por seu modo diferenciado de dançar, Elvis Aaron Presley ou somente Elvis Presley, nasceu no dia 08 de Janeiro de 1935, na cidade de Tupelo, estado do Mississipi, nos Estados Unidos.

Filho do casal Vernon Elvis e Gladys Love Presley, Elvis nasceu em uma pequena casa que seu pai tinha recém construído, seu irmão gêmeo não resistiu ao parto e morreu um pouco antes de vir ao mundo.

As primeiras inspirações musicais de Elvis vieram ao frequentar juntamente com sua mãe, uma igreja Assembléia de Deus próximo a sua casa. Com 6 anos, ele entrou na primeira série no colégio East Tupelo Consolidated, onde acabou impressionando seus professores, que logo o incentivaram a entrar em um concurso de canto. Aos seus 10 anos de idade, Elvis participa pela primeira vez de uma apresentação pública, ficando em quinto lugar, nesse mesmo ano ele ganha um violão como presente de aniversário.

Foi somente no ano de 1950 que começou a praticar violão com mais frequência, sendo ensinado por um vizinho da família, mesmo ano em que começou a trabalhar como lanterninha no Loew’s State Theatre.
Elvis rapidamente foi o destaque em meio a seus colegas, pois mudou seu visual completamente, fazendo um “topete” em seu cabelo, usando óleo de rosa e vaselina para firmar os fios. Também começou a usar roupas totalmente diferentes do tempo em questão, sendo uma pessoa chamativa por onde passava.

Pode se dizer que sua carreira profissional deu início em 1953 quando se inscreveu para gravar um disco de acetato na gravadora Sun Records, sua voz chamou a atenção do proprietário que fez ele anotar o nome do rapaz.
Em 1958, Elvis foi convocado para o serviço militar como soldado na cidade de Fort Smith, no Arkansas. Nesse mesmo ano sua mãe foi diagnosticada com hepatite, que fez ele receber uma licença do exército para fazer uma visita a ela. No dia 14 de Agosto, devido a uma insuficiência cardíaca, ela infelizmente faleceu, deixando Elvis completamente devastado e sem chão.

Foi dispensado do serviço militar em 1960 com o posto de sargento e retornou a Nova Jersey para continuar sua carreira musical. Casou-se com Priscilla Beaulieu (uma jovem que conheceu enquanto prestava o serviço militar) no dia 01 de Maio de 1967, em Las Vegas. Um ano após seu casamento, tiveram a sua primeira e única filha: Lisa Marie (que faleceu recentemente em decorrência de uma parada cardíaca).

A partir da década de1970, a carreira de Elvis só ia alavancando cada vez mais, fazendo shows e turnês por todo o país, reunindo milhares de fãs por onde passava e trazendo um estilo de dança, juntamente com a música nunca antes vistas pelas pessoas.

Em 1973, Elvis se divorciou de sua esposa e logo depois casou-se com Linda Thompson, entretanto a relação não durou muito e em 1976, os dois rompem suas relações.

Sofrendo de glaucoma, hipertensão, megacólon e danos no fígado, a saúde de Elvis foi diariamente decaindo, fazendo com que ele cancelasse muitas apresentações e shows.

Na tarde de terça-feira, 16 de Agosto de 1977, foi encontrado já em um estado inconsciente por sua namorada Ginger Alden. Foi levado ao Baptist Memorial hospital, em Memphis, para tentarem processos de reanimação, porém não obtiveram sucesso e sua morte foi declarada por volta das 15h:30min, em decorrência de uma parada cardíaca.

Seu funeral contou com aproximadamente 80 mil pessoas, sendo realizado em Graceland, depois saíram todos em procissão até Forest Hill Cemitery, onde foi finalmente sepultado.

Em nota, o então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, lamentou a morte e lançou um comunicado no qual dizia que Elvis “mudou permanentemente a face da cultura popular americana”, retratando a importância e o significado que o cantor teve não só para as pessoas, mas também para a música dos Estados Unidos e de vários outros países.

Texto escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

Coopercocal realiza 1º torneio de Canastra Livre neste domingo

Fonógrafo: Início da Era da Gravação de Áudio

Jair Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal por tentativa de Golpe de Estado

Além de Bolsonaro, foram indiciados o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o general Braga Netto

Água: O Tesouro Azul do Planeta Terra e o Nosso Bem Mais Precioso