A busca pelo Conhecimento

Nagasaki, o segundo alvo Japonês destruído drasticamente pelos Estadunidenses

Foto: Divulgação

A segunda guerra mundial (1939-1945), trouxe muitas consequências para o mundo contemporâneo. Além da perda de milhões de soldados envolvidos diretamente no conflito, ainda contribuiu para que milhares de pessoas inocentes também viessem a óbito.

Já falamos aqui sobre o bombardeamento nuclear que ocorreu sobre a cidade de Hiroshima, agora é hora de falarmos sobre a segunda cidade que foi alvo de armas nucleares, a cidade de Nagasaki.
Desde o início de 1940, os Estados Unidos vinha desenvolvendo um programa de desenvolvimentos de armas nucleares, chamado projeto Manhattan, no começo apenas para teste, mas que depois infelizmente viria a ser utilizadas contra um de seus alvos. Em 06 de Agosto foi lançado sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, uma bomba desse projeto chamada “litlle boy”, destruindo por completo a cidade e formando uma nuvem de cogumelo assustadora que se expandiu por vários Km de altura.

Passados 3 dias, Nagasaki, outra cidade do Japão, foi drasticamente destruída pelo poder de uma outra bomba nuclear. Era uma quinta-feira, dia 09 de Agosto de 1945, o ambiente estava calmo e pacífico, até que, por volta das 11h:02min da manhã, o artilheiro capitão Kermit Beahan, lança a bomba “Fat man”, de uma altura aproximada de 469 metros sobre Nagasaki, matando instantaneamente 40 mil pessoas e deixando de 25 a 60 mil feridos.
Com o passar dos meses e anos, muitas pessoas ainda vieram a óbito, devido às sequelas causadas pela explosão e ao ambiente radioativo que ficou a cidade.

Atualmente, Nagasaki encontra-se reconstruída, contando com uma economia voltada a indústrias que trabalham com produção naval e, possui memoriais espalhados ao longo de toda cidade, conservando a memória daqueles que infelizmente não resistiram aos efeitos da explosão catastrófica.

Quer saber um pouco sobre o bombardeamento em Hiroshima? Clique neste link e leia a respeito.

Texto escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

Coopercocal realiza 1º torneio de Canastra Livre neste domingo

Fonógrafo: Início da Era da Gravação de Áudio

Jair Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal por tentativa de Golpe de Estado

Além de Bolsonaro, foram indiciados o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o general Braga Netto

Água: O Tesouro Azul do Planeta Terra e o Nosso Bem Mais Precioso