A busca pelo Conhecimento

Terra: o planeta azul e vivo do sistema solar

Foto: Divulgação

Seguindo nossa jornada através dos planetas, encontramos em terceiro a partir do sol: a terra, o único planeta habitável até os dias de hoje. Possui um diâmetro de 12.742 Km, se assemelhando muito ao de seu vizinho mais próximo Vênus, considerado como um “irmão da terra”. A sua origem data de aproximadamente 4,56 bilhões de anos, entretanto a vida começou a aparecer na superfície mais ou menos 1 bilhão de anos depois, pois até então o planeta não apresentava condições favoráveis para a existência e proliferação de seres vivos. A massa do planeta é de 5.9722×10²⁴ Kg e seus principais componentes são o ferro (32,1%), oxigênio (30,1%), silício (15,1%), magnésio (13,9%), enxofre (2,9%), níquel (1,8%), cálcio (1,5%) e por último, alumínio (1,4%). É considerado um planeta telúrico, ou seja, um lugar rochoso e não composto por gases, e é o maior do sistema solar nessa classificação. Em decorrência disso, seu interior está dividido em camadas que se estendem por Km de distância até o seu centro, são elas:

• Crosta: a camada mais fina, (possui de 05 a 70 km de profundidade no continente e 5 a 15 Km nos oceanos).

• Manto: camada logo abaixo da crosta, (estende-se de 70 a 2.900 Km de profundidade). É composto por rochas e vários tipos de minerais. Está dividido em manto superior e manto inferior.

• Núcleo: área central do planeta, (está situado entre 2.900 a 6.378 Km). É composto por ferro e níquel, e sua temperatura varia de 4000 a 6000 °C. É dividido em núcleo externo e interno.

A atmosfera terrestre é dividida também em camadas, são elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera exosfera.
A terra ainda é considerada como o único lugar do universo que se sabe que existem vidas, justamente pelo fato de tudo ao seu redor apresentar condições que favorecem a presença de seres vivos. Embora muitos discordam desse fato, afirmando que existem vidas até mais evoluídas que nós seres humanos em outros lugares do universo, a verdade é que até o momento não se foi comprovado nada a respeito.

Clique neste link para saber um pouco mais sobre o planeta Vênus.

Notícias Relacionadas

Armas de fogo são apreendidas após tumulto durante abordagem policial em Balneário Arroio do Silva

Munições também foram encontradas durante as buscas

CyberSatc traz palestrantes de renome nacional para falar sobre segurança digital

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no AM Master Hall, em Criciúma

The New York Times: como Tudo Começou

Um verdadeiro fenômeno do futebol brasileiro