Segurança

Criança sequestrada pela mãe após perda de guarda é localizada no DF após cinco meses

A suspeita foi autuada em flagrante por subtração de incapaz, desacato e desobediência

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma criança desaparecida desde o início do ano em Itajaí, no Litoral de Santa Catarina, foi encontrada no Distrito Federal após cinco meses de intensas buscas. A Polícia Civil revelou que a mãe, sem direito à guarda, sequestrou a criança e passou a viver em casas de aluguel temporário para evitar ser localizada.

O resgate ocorreu na sexta-feira (2) em uma área rural do Distrito Federal. A mulher que estava com a criança foi presa. A polícia não divulgou a idade nem o sexo da criança.

A criança havia sido dada como desaparecida no dia 14 de fevereiro. De acordo com a Delegacia de Capturas (DECAP), a mulher presa já havia perdido a guarda de uma filha mais velha devido a maus-tratos.

A suspeita foi autuada em flagrante por subtração de incapaz, desacato e desobediência. Sua identidade não foi revelada, impossibilitando contato com a defesa.

Após o resgate, a criança será entregue ao pai, que detém a guarda legal. O Conselho Tutelar acompanhou toda a operação.

Crimes

  • Subtração de incapazes: Subtrair menor de dezoito anos ou interdito ao poder de quem o tem sob sua guarda por lei ou ordem judicial. Pena: detenção de um mês a um ano, ou multa.
  • Desobediência: Desobedecer a ordem legal de funcionário público. Pena: detenção de quinze dias a seis meses, e multa.
  • Desacato: Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela. Pena: detenção de seis meses a dois anos, ou multa.

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão