Treinamentos de incêndios, evacuações, primeiros socorros e eventos adversos fazem parte do plano de prevenção da instituição
Com um campus extenso e que movimenta milhares de pessoas todos os dias, a Satc tem em suas diretrizes o cuidado e bem-estar de quem faz parte da instituição. Para isso, o Grupo de Apoio atua na preparação dos colaboradores para agirem em situações de segurança e emergência que podem ocorrer. Os mais de 60 profissionais de diferentes setores que compõe a equipe, passaram por dois dias de treinamentos que envolveram combate a incêndio, evacuações, primeiros socorros e eventos adversos.
A formação do Grupo de Apoio segue o plano de emergência da instituição, que todos os anos abre novas turmas e realiza a capacitações de reciclagem. “Nosso papel é auxiliar na prevenção de acidentes e na preparação para responder rapidamente a situações de emergência. Como por exemplo, a utilização de extintores em incêndios, protocolo de evacuação dos prédios e primeiros socorros, visando proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente”, explica o técnico em Segurança do Trabalho e coordenador do Grupo de Apoio da Satc, Giovane Feltrin Schneider.
Os profissionais que compõem a equipe são todos voluntários, que buscam promover a segurança de alunos e colaboradores. “Durante os dois dias de treinamento, o pessoal pôde verificar conteúdos de primeiros socorros voltados a teoria e parte técnica, além da parte prática. Então, a equipe aprendeu como reagir em uma situação de emergência, seja em uma manobra de desengasgo, desmaio, convulsão, tudo voltado a atendimento rápido”, pontua Schneider.
Outra linha de atuação do Grupo de Apoio é a realização de simulados de emergências com o objetivo de treinar os demais colaboradores, estudantes e toda comunidade escolar. Os treinamentos acontecem de acordo com um cronograma estabelecido pelo próprio grupo. “A equipe não apenas ajuda a garantir a segurança física durante situações críticas, mas também promove um ambiente onde todos se sentem protegidos e preparados para enfrentar qualquer eventualidade”, ressalta o técnico em Segurança do Trabalho.