A busca pelo Conhecimento

“De braços abertos para o Rio de Janeiro e o mundo”; conheça um pouco sobre o Cristo Redentor

Foto: Divulgação

Presente em uma altitude de 709 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor é uma estátua que está localizada na cidade do Rio de Janeiro e que representa Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo.

A ideia para sua construção surgiu primeiramente pela sugestão do padre Pedro Maria Boss, no século XIX , defendendo a colocação de algum monumento para homenagear a princesa regente Isabel, em decorrência da assinatura da Lei Áurea, a lei que libertou e possibilitou uma vida livre aos escravos. A princesa apoiou à construção, entretanto deixou claro que a homenagem teria que ser ao Sagrado Coração de Jesus pois ele é o grande redentor dos homens. Com a proclamação da República em 1889, a igreja se separa do estado e por conta disso, o projeto foi descartado por alguns anos.

No ano de 1920, novamente essa ideia voltou a circular entre as pessoas, desta vez sugerida pelo círculo católico do Rio de Janeiro, eles se organizaram em um evento para conseguirem recursos financeiros e assinaturas a favor da construção da estátua. Com grande sucesso, conseguiram reunir muitas doações oriundas principalmente de católicos de todos os lados do Brasil. Até aquele momento não sabiam ao certo como seria a estátua, até que algumas ideias foram propostas, as duas mais aceitas foram: uma estátua de Cristo em um pedestal com um globo em suas mãos que representava o planeta, e a outra era Jesus também em um pedestal com os seus dois braços abertos, simbolizando a paz no mundo, sendo essa segunda a escolhida.

Com o modelo já escolhido, agora era hora de executá-la, então através de uma grande colaboração entre o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, do desenhista brasileiro Carlos Oswald, dos franceses Paul Landowski e Albert Caquot e do romeno Gheorghe Leonida, a obra foi iniciada em 1922 na França.

Foi inaugurada no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de Outubro de 1931, contando com uma imensidão de fiéis em uma missa realizada no estádio de Laranjeiras, na zona sul do Rio.
O Cristo Redentor sem dúvidas é uma das mais lindas belezas do nosso planeta, algumas provas para isso é que é considerado desde 2007 no grupo das 7 novas maravilhas do mundo e apontado pela UNESCO em 2012, como sendo parte da paisagem do Rio de Janeiro.

Notícias Relacionadas

Armas de fogo são apreendidas após tumulto durante abordagem policial em Balneário Arroio do Silva

Munições também foram encontradas durante as buscas

CyberSatc traz palestrantes de renome nacional para falar sobre segurança digital

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no AM Master Hall, em Criciúma

The New York Times: como Tudo Começou

Um verdadeiro fenômeno do futebol brasileiro