A busca pelo Conhecimento

O “caçulinha” da região Sul; conheça um pouco sobre o Paraná

Foto: Divulgação

Paraná é o estado considerado mais novo da região sul e é o terceiro estado seguindo do Sul em direção ao norte do país. Possui uma área total de 199.307,922 km² e abriga uma população em torno de 11.597.484 habitantes. Faz divisa ao sul com Santa Catarina, ao norte e nordeste com São Paulo, a noroeste com Mato Grosso do Sul, ao oeste com o Paraguai e a leste com o Oceano Atlântico.

Antes da chegada das expedições portuguesas e espanholas aqui em nosso país, toda essa área era habitada por diversos povos indígenas, entre eles: os tupis, caingangues e os carijós. Devido às expedições realizadas principalmente pelos espanhóis, foram exploradas uma grande quantidade da conhecida “madeira de lei”, o que se encontra muito nessa região, também pode destacar a vinda de padres jesuítas para essa região, os quais foram importante para a criação de novos centros de colonização pelo estado.

Em 1534, o rei Dom João III de Portugal, ordenou dividir o território brasileiro em 14 capitanias, entre elas estava a capitania correspondente onde hoje se encontra o estado do Paraná, ela se chamava Santana, e tinha cerca de 40 léguas.

O estado está dividido em 399 cidades que se espalham em 10 messoregiões, são elas: noroeste paranaense, centro ocidental paranaense, norte central paranaense, norte pioneiro paranaense, centro oriental paranaense, oeste paranaense, sudoeste paranaense, centro-sul paranaense, sudeste paranaense e metropolitana de Curitiba.
Falando em clima, o Paraná apresenta três tipos de climas, o subtropical úmido, o oceânico e subtropical com invernos secos e verões cálidos. O índice pluviômetro entre eles pode variar de 1200 a 1500 mm por ano.

O Paraná também é um estado muito diversificado no quesito religião, entre as três com maior número de fiéis são: os católicos apostólicos romanos (70,596%), os protestantes (21,176%) e os espíritas (1,042%).

O turismo no estado também é um setor muito forte, pois é o lugar no Brasil que possui a maior quantidade de parques nacionais e pontos turísticos preservados. Com destaque especialmente para as cataratas do Iguaçu, o jardim botânico em Curitiba e o parque estadual de Vila Velha.

Notícias Relacionadas

Armas de fogo são apreendidas após tumulto durante abordagem policial em Balneário Arroio do Silva

Munições também foram encontradas durante as buscas

CyberSatc traz palestrantes de renome nacional para falar sobre segurança digital

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no AM Master Hall, em Criciúma

The New York Times: como Tudo Começou

Um verdadeiro fenômeno do futebol brasileiro