A busca pelo Conhecimento

“Um lugar extremamente quente!”, conheça hoje um pouco sobre Vênus

Foto: Divulgação

Vênus, também designado como vénus, estrela da tarde, estrela da manhã, estrela dalva ou joia do céu, é um planeta que constitui nosso sistema solar e fica na segunda posição a partir do sol.

Suas características se assemelham muito a da terra, pois possui um diâmetro de 12.104 Km (terra: 12.713), uma massa de 4,8685 x 10²⁴ Kg (terra: 5,9722 x 10²⁴ Kg) e uma composição atmosférica de elementos químicos muito parecidos com o nosso planeta. Está a uma distância de aproximadamente 108,21 milhões de Km do sol e ocupa o segundo lugar na proximidade com a estrela, entretanto engana-se quem pensa que ele é mais frio que mercúrio, pois ele pode chegar a marca dos 482 °C em decorrência dos gases de sua atmosfera, ultrapassando assim o seu vizinho.

Sua crosta apresenta centenas de crateras de impacto oriundo do bombardeamento de meteoros e cometas. Podemos comentar também que possui muitos complexos vulcânicos gigantescos e que encontram-se em constante atividade, por isso em muitas partes do planeta, a formação de lagos de lava são considerados como um cenário “normal”.

Até o século VI a.C, as civilizações acreditam que Vênus era dois corpos celestes distintos, pelo fato de ser possível a sua observação tanto no período da manhã, quanto no da tarde. Entretanto, essa ideia mudou mais tarde, pois estudos apontam que o filósofo Pitágoras conseguiu comprovar através de suas observações que o planeta era apenas um corpo celeste. Alguns anos mais tarde, o renomado astrônomo italiano Galileu Galileu, revolucionou o pensamento da época, pois as pessoas defendiam um modelo chamado de geocentrismo, onde a terra estaria no centro do universo e todos os corpos ao redor a orbitavam. Galileu conseguiu ver fases em Vênus (iguais às da lua), isso não seria possível se o planeta orbitasse a terra, então, a partir daí surgiu o modelo heliocêntrico, onde defende que todos os planetas e corpos celestes orbitam a estrela solar.

Vênus também é alvo de missões espaciais planejadas por nós humanos, a primeira delas foi a “Venera 1″, entretanto não conseguiu nos fornecer nenhum dado do planeta. Até hoje, muitas missões são realizadas com o objetivo de explorar e saber dos mistérios escondidos neste lugar, porém algumas falham ou não chegam em seu estágio final, a última bem-sucedida foi a “IKAROS”, desenvolvida pela JAXA, no Japão, em 2010.

E aí, gostou do conteúdo?

Clique neste link para saber um pouco mais a respeito de mercúrio, o vizinho de vênus.

Notícias Relacionadas

Armas de fogo são apreendidas após tumulto durante abordagem policial em Balneário Arroio do Silva

Munições também foram encontradas durante as buscas

CyberSatc traz palestrantes de renome nacional para falar sobre segurança digital

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no AM Master Hall, em Criciúma

The New York Times: como Tudo Começou

Um verdadeiro fenômeno do futebol brasileiro