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Projetos da UniSatc promovem integração de acadêmicos com mercado de trabalho

Curso de Design realizou atividades em parceria com as empresas Torrecid e La Moda

Foto: SATC

O curso de Design da UniSatc realizou dois projetos em parceria com as empresas Torrecid do Brasil e a La Moda. Nas atividades, os alunos tiveram a oportunidade de se aproximar do mercado de trabalho, aplicando os conhecimentos obtidos em sala de aula. Iniciativa demonstra o compromisso do curso com o preparo dos acadêmicos para suprir as necessidades de grandes empresas.

O primeiro projeto, ‘Cerâmica Arte: Expressões Contemporâneas’, foi desenvolvido em colaboração com a multinacional Torrecid do Brasil. Realizado nas disciplinas de Projetos em Design Cerâmico e Materiais e Processos Cerâmicos, ministradas pelas professoras Cátia da Silva e Morgana Faraco, o projeto visou explorar a fusão entre a tradição cerâmica e as tendências contemporâneas da indústria.

Conforme Catia, a Torrecid do Brasil proporcionou aos alunos uma visita técnica para conhecer o processo de fabricação de fritas, a linha piloto, o showroom e demais dependências da empresa. Além disso, a empresa ofereceu suporte técnico e premiou com um valor em dinheiro os quatro melhores projetos desenvolvidos pelos alunos.

“A parceria com a Torrecid trouxe uma visão prática e atualizada da indústria cerâmica para nossos alunos, fortalecendo sua formação profissional. Essa experiência prática é crucial para que eles entendam como o conhecimento adquirido em sala de aula se aplica na realidade industrial”, destacou a professora.

Já o segundo projeto foi desenvolvido em parceria com a La Moda, envolvendo as disciplinas de Processos Têxteis e Design de Superfícies. Cada aluno teve o desafio de desenvolver uma coleção de estampas para uma das quatro marcas da empresa: Lança Perfume, Lança Perfume Easy, My Favorite Things e Amarante do Brasil.

Segundo o professor Felipe Kanarek, o objetivo foi proporcionar aos alunos uma experiência prática real, conectando-os diretamente com a indústria da moda. A equipe de desenvolvimento das marcas forneceu os briefings e também avaliou os melhores trabalhos ao final do projeto.

“A integração dos alunos com a La Moda proporcionou uma experiência prática valiosa, conectando teoria e prática em um contexto real de mercado. Eles puderam conhecer de perto o processo de desenvolvimento de coleções e estamparias, além de receber feedback direto dos profissionais da empresa”, contou Kanarek.

Compromisso com a formação profissional

Os projetos foram avaliados por profissionais das respectivas empresas parceiras, que selecionaram os melhores trabalhos. “Esses projetos exemplificam nosso compromisso com a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado, promovendo a inovação e a prática profissional real desde o ambiente acadêmico”, afirmou a coordenadora do curso de Design da UniSatc, Solange Bianchini.

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