Santa Catarina, nome dado em homenagem à Catarina de Alexandria, uma mulher canonizada pela igreja católica, é um estado que juntamente com os outros 26, compõem o território brasileiro. Atualmente, estima-se que sua população seja de aproximadamente 7.610.361 habitantes, e contribui para a geração de um PIB calculado em torno de R$ 428.571 bilhões.
Duas teorias existem em cima do nome ao qual o estado foi designado. A primeira remete ao século XVI, quando o explorador e cartógrafo italiano Sebastião Caboto, passando nessa região entre os anos de 1526 e 1527, teria posto o nome do lugar em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, e também dedicando a sua amada esposa que se chamava Catarina Medrano. A segunda hipótese vem um pouco tempo depois, (cerca de 1675) ela diz que o bandeirante paulista Francisco Dias Velho, ao chegar na ilha que hoje denominamos de Florianópolis, construiu uma capela e decidiu colocar o nome do lugar como Santa Catarina, novamente em devoção a Catarina de Alexandria. Mais tarde, além da capital, o nome foi dado ao estado inteiro.
O estado fica localizado no centro da região Sul e possui limitação ao sul com o Rio Grande do Sul, ao norte com o Paraná, ao leste com o Oceano Atlântico e ao oeste com a Argentina. Embora grande parte de seu território já foi muito desmatado, é considerado ainda como um lugar rico em campos e florestas, no planalto serrano por exemplo, existem em larga escala a presença de florestas do tipo araucária, que são predominantes devido as baixas temperaturas e a posição geográfica.
Santa Catarina possui 295 municípios, divididos em 6 grandes messoregiões, são elas: oeste catarinense, serrana, norte catarinense, vale do Itajaí, grande Florianópolis e sul catarinense. Dois tipos de climas se destacam, são eles: subtropical úmido e o oceânico; o primeiro é concentrado no planalto serrano, parte do norte catarinense e um pouco na região oeste; já o oceânico é mais presente no litoral sul, boa parte da grande Florianópolis, no vale do Itajaí, um pouco do norte do estado e no extremo oeste.
No quesito religião, o estado é também bastante diversificado, possui muitas religiões, em maior quantidade de seguidores temos os católicos apostólicos romanos (cerca de 73,07%), seguidos pelos evangélicos, espíritas, testemunhos de Jeová, mórmons, católicos apostólicos brasileiros, budistas, messiânicos, islâmicos, ortodoxos, umbandistas, judaístas e espiritualistas.
O estado Catarinense é também um lugar super procurado por turistas de todos os lugares do Brasil e também de fora dele, por se caracterizar como um local calmo, repleto de lindos pontos turísticos e por uma bela natureza para se apreciar durante um período de férias.
Confira minha outra matéria sobre o estado vizinho gaúcho disponível neste link abaixo:
“Um tradicionalismo forte e consistente!”, conheça um pouco sobre o Rio Grande do Sul