Moradores do Sul de SC podem dar adeus, pelo menos momentaneamente, aos dias cinzas e chuvosos
Criciúma amanheceu, nesta quarta-feira (17), sob forte neblina. O fenômeno aponta que o sol deve aparecer com intensidade no Sul de Santa Catarina ao longo do dia, segundo o climatologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) de Urussanga, Márcio Sônego.
Forte neblina segue na região nos próximos dias
“Cerração baixa, sol que racha, essa frase é a mais comum que se escuta desse tipo. Quando ela se forma, lá em cima, o céu está mais limpo. Há uma perda de calor do espaço para atmosfera alta, aí, aqui embaixo, esfria muito. Aquela umidade que está em suspensão invisível se condensa em pequenas gotículas de água e, milhões delas, formam o nevoeiro”, explica o especialista.
Nevoeiro é o termo técnico que define o que as pessoas conhecem, popularmente, como neblina e cerração. “Se a visibilidade é menor do que 100 metros, é nevoeiro forte. E visibilidade acima de 100 metros, é nevoeiro fraco”, pontua o climatologista da Epagri ao ND Mais.
Veja também: Homem coloca carne dentro da calça, sai sem pagar e é preso em Araranguá
Ainda conforme Sônego, esse fenômeno deve continuar durante as próximas madrugadas e manhãs em Criciúma e região. “Até segunda-feira, tem essa condição de muita umidade, pouco vento e frio à noite”, acrescenta. Esse conjunto de fatores favorece o aparecimento da forte neblina.
Temperaturas para o restante da semana
A previsão aponta que, nesta quarta, os termômetros devem marcar entre 12°C e 23°C em Criciúma. Já na quinta-feira, as temperaturas variam entre 12°C e 20°C e, na sexta-feira, entre 12°C e 22°C. Em ambos os dias, o sol deve predominar no Sul de Santa Catarina.
Com informações do ND+