O Rio Grande do Sul é um estado que, juntamente com as outras 26 unidades federativas, compõem o território brasileiro. Situado na região Sul, está no ranking como o 6° estado mais populoso do Brasil, abrigando uma população em torno dos 11,4 milhões de habitantes. Falando de limites territoriais, ele faz divisa ao norte com o estado de Santa Catarina, ao sul com o Uruguai, Argentina ao seu oeste e o oceano atlântico no leste.
Veja mais matérias deste colunista: A busca pelo Conhecimento
Aprofundando na história, vemos que suas origens são bem antigas, o lugar era povoado desde 12.000 a.C pelos índios minuanos, charruas e caaguaras. Mais tarde, em 1627, Jesuítas espanhóis se estabeleceram no entorno do Rio Uruguai para iniciarem suas missões, no entanto, foram expulsos por forças da coroa portuguesa em 1680. A primeira capitania criada foi conhecida como “Rio Grande de São Pedro” ou “capitania d’El-Rei”, em uma expedição liderada pelo militar José da Silva Pais, por volta do ano de 1737. Com a independência do Brasil em 1822, o lugar passa a se chamar como província de São Pedro do Rio Grande do Sul e permanece assim por um período de 67 anos, até a proclamação da República, liderada por Deodoro da Fonseca em 15 de Novembro de 1889. O nome do local se associa a região da área do Rio Grande, que hoje é conhecida por lagoa dos patos.
O estado hoje ocupa uma área de quase mais de 3% do território nacional, (mais precisamente 281.730,223 Km²) e consiste em grande parte um relevo considerado baixo, repletos de planícies que se entendem estado adentro.
Os gaúchos são ótimos produtores agrícolas, podemos destacar aqui: a soja (15,7 milhões de toneladas), o arroz (8,7 toneladas) e milho (5,5 milhões de toneladas); além de produzirem quase 90% de toda uva e vinha brasileiro.
Não dá para deixar de registrar a bela cultura gaúcha, o estado se destaca por uma tradição muito rica e conservada da vida do interior. Nos famosos CTGs (centro de tradição gaúcha), as pessoas se reúnem frequentemente para dançarem e socializarem suas vidas.
E aí, gostou do conteúdo?
Fique por dentro, logo mais estarei desenvolvendo sobre os outros estados de nosso país.
Até mais!