A Idade Antiga é o período histórico que sucedeu a pré-história e compreende desde aproximadamente 3.500 anos a.C. até a queda do Império Romano, em 476 d.C. Esse período foi importantíssimo para o desenvolvimento das culturas e do mundo que encontramos hoje, pois foi nele que nasceram as grandes civilizações organizadas em torno da crença, da economia e dos primeiros aspectos políticos. Entre elas, podemos destacar a Mesopotâmia, o Antigo Egito e a China Antiga como as mais ancestrais já reconhecidas.
A Mesopotâmia, diferente das outras civilizações que vamos abordar aqui, abrigava mais de uma civilização, incluindo os sumérios, que foram responsáveis pela invenção do primeiro sistema de escrita. Também era constituída pelos povos acadianos, babilônicos e assírios.
Veja mais matérias deste colunista: A busca pelo Conhecimento
Quando se trata do Antigo Egito, podemos colocar seu surgimento em aproximadamente 3.200 a.C. Nessa época, as regiões ao redor do Rio Nilo começaram a ser povoadas e, com o tempo, surgiram as primeiras comunidades. Os egípcios ficaram para a história por serem um povo muito interessado na engenharia e na arquitetura, tendo construído as belas pirâmides que chegam a mais de 100 metros de altura, feitas com blocos rochosos que pesavam em torno de 2 a 10 toneladas cada.
Partindo em direção ao continente asiático, temos a China Antiga, caracterizada pelo nascimento das correntes filosóficas e pela sua ampla habilidade de desenvolver técnicas de artesanato, preservadas até os dias atuais.
Como vimos até aqui, muitos foram os desenvolvimentos ocorridos na Idade Antiga, por isso ela é considerada como o início da história propriamente dita. A pré-história remete a um tempo em que a evolução humana se encontrava praticamente “parada”, se levarmos em consideração tudo o que aconteceu com o início da Antiguidade.