Oelinton era socorrista do Samu de Lauro Müller há quatro anos e bombeiro comunitário lotado em Orleans e Lauro Müller há oito anos.
Os vereadores de Lauro Müller aprovaram, por unanimidade, a Moção de Pesar à família de Oelinton Henrique dos Santos, pelo falecimento ocorrido após um acidente de trânsito no dia 4 de julho.
Oelinton era socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lauro Müller há quatro anos e bombeiro comunitário lotado em Orleans e Lauro Müller há oito anos.
Na ocasião, também foi aprovado um Projeto de Lei e, entre as Proposições, três Indicações foram lidas. A sessão ordinária não foi transmitida ao vivo e nenhum vereador fez uso da tribuna em virtude da série de proibições às candidatas e aos candidatos das Eleições Municipais 2024, sobretudo àquelas e àqueles que ocupam cargo público, por conta calendário eleitoral que passou a valer a partir do dia 6 de julho, quando ficou faltando apenas três meses para o 1º turno.
Proposições
Indicação nº 45/2024, de autoria do vereador Valdecir Miotello: Construção de abrigos para passageiros de ônibus, em Farroupilha, sendo um no início da Rua Jaime Locatelli e outro no acesso para Rio Queimado. Justificativa: “Nosso pleito está respaldado no anseio e necessidade daquela comunidade que não dispõe de abrigos para proteger, principalmente às crianças que aguardam pelo transporte escolar”.
Indicação nº 47/2024, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet: Providenciar com urgência o desentupimento da boca de lobo na Rua Prefeito Isaac Bertoncini, defronte a residência da senhora Marta Vargas, no bairro Cairú. Justificativa: “No local, se formou uma grande poça de água que está exalando mau cheiro e trazendo transtornos para os moradores, além de comprometer a saúde das crianças que residem ali próximo, pois podem contrair doenças se tiverem contato com aquela água parada”.
Indicação nº 48/2024, de autoria da vereadora Ema Hofmann Benedet: Realizar operação tapa-buracos nas seguintes ruas: Henrique Lage, fundos da Escola Walter Holthausen, bairro Sumaré; Prefeito Flávio Righetto, proximidades com a esquina da Rua Manoel Delfino Antunes, bairro Içarense; e Edson Bez de Oliveira Filho, no distrito de Guatá. Justificativa: “Nas vias públicas mencionadas, existem buracos que estão comprometendo a segurança de motoristas e pedestres, pois os condutores tentam desviar dos buracos e podem acabar ocasionando acidentes”.
Ordem do Dia
Projeto de Lei Ordinária nº 34/2024, de autoria do vereador Rodrigo Dias: “Denomina de Professora Maria Marlene de Souza, ‘Loló’, o CEI – Centro De Educação Infantil, no bairro Itanema, neste município, e dá outras providências”.
Moção nº 7/2024, de autoria dos vereadores Sysse Alves Velho; Ema Hofmann Benedet; Manoel Leandro Filho; Rodrigo Dias; Lindomar Cataneo; Alexsandro Marchioli; Guilherme Coan; Ricardo Fontanella e Valdecir Miotello.
“Moção de Pesar endereçada à senhora Alice Maximiano Jacintho e família, pelo falecimento de seu esposo Oelinton Henrique dos Santos, ocorrido de forma trágica, após um acidente de trânsito na manhã do dia 4 de julho de 2024. Oelinton era socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lauro Müller há quatro anos e bombeiro comunitário lotado em Orleans e Lauro Müller desde 2016.
O profissional residia no município de Forquilhinha e, na manhã dia 4 de julho de 2024, como fazia rotineiramente, se deslocava com sua motocicleta em direção a Lauro Müller para iniciar mais um turno de trabalho no Samu. Ele seguia pela SC-446, quando, na altura do município de Treviso, acabou colidindo na traseira de um caminhão que estava parado sobre a pista, sem nenhuma sinalização.
Oelinton veio a óbito no local do acidente. Recentemente, no dia 14 de maio de 2024, Oelinton Henrique dos Santos, enquanto cumpria seu turno de trabalho no quartel do Corpo de Bombeiros de Lauro Müller, salvou a vida de uma bebê com 34 dias de vida, que apresentava engasgamento por leite materno. A família havia procurado ajuda no quartel dos bombeiros com a criança desmaiada e o socorro foi rápido, com o bombeiro comunitário Oelinton, usando de seu treinamento e experiência, conseguiu desobstruir as vias aéreas da menina.
O salvamento lhe rendeu, inclusive, uma Moção de Aplausos do Poder Legislativo lauromüllense. Oelinton Henrique dos Santos tinha 35 anos de idade e deixa esposa e três filhos: um de três meses, um com 11 anos e outro de 13 anos. A Câmara de Vereadores de Lauro Müller manifesta, por meio desta Moção, suas mais sinceras condolências aos familiares de Oelinton Henrique dos Santos, rogando a Deus que conforte seus corações neste momento de profunda dor”.