Política

Presidente da Alesc assume interinamente o governo de Santa Catarina

A cerimônia de posse ocorreu no domingo (7) na Casa d'Agronômica, e Nadal, de 52 anos, exercerá a função até o próximo domingo (14).

Foto: Roberto Zacarias/Secom

Mauro de Nadal (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, assumiu temporariamente o cargo de governador do estado devido às viagens do governador Jorginho Mello para Portugal e da vice-governadora Marilisa Boehm para o Uruguai.

A cerimônia de posse ocorreu no domingo (7) na Casa d’Agronômica, e Nadal, de 52 anos, exercerá a função até o próximo domingo (14).

Durante este período, Nadal planeja reuniões com prefeitos, presidentes de cooperativas e federações de classe. Algumas dessas reuniões já estavam programadas, enquanto outras foram adicionadas à agenda.

“É um sentimento de felicidade misturado com uma grande responsabilidade assumir o governo do estado, mesmo que por uma semana. Temos o dever de fazer um bom trabalho e prestar contas. Acima de tudo, devemos estar sintonizados com os desejos dos catarinenses, atendendo algumas das demandas ao longo desta semana. Junto com meus colegas deputados, vamos percorrer Santa Catarina. Quando o governador Jorginho Mello permite que Mauro de Nadal assuma o governo, ele está permitindo que o Parlamento Catarinense assuma o governo”, afirmou Nadal.

O governo detalhou as viagens durante o evento. Jorginho Mello vai liderar uma comitiva catarinense em Portugal em busca de parcerias e investimentos para o estado, acompanhado de deputados, secretários e empresários. A vice-governadora, por sua vez, tratará de investimentos na área da educação no Uruguai.

Quem é Mauro de Nadal

Mauro de Nadal, atual presidente da Alesc, tem 52 anos e nasceu em Caibi, no Oeste catarinense. Quando jovem, mudou-se com a família para Cunha Porã, a cerca de 28 quilômetros de Caibi. Formou-se em direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Chapecó.

Em 2000, candidatou-se a prefeito de Cunha Porã, sendo reeleito e permanecendo no cargo até 2008. Posteriormente, atuou no governo de Luiz Henrique da Silveira. Em 2010, candidatou-se a deputado estadual e foi eleito suplente, assumindo o mandato em 2013 após César Souza Júnior se tornar prefeito de Florianópolis.

Nadal foi reeleito deputado estadual em 2014, 2018 e 2022. Atualmente, está em sua terceira legislatura, tendo sido líder da bancada do MDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc.

Notícias Relacionadas

Coopercocal realiza 1º torneio de Canastra Livre neste domingo

Fonógrafo: Início da Era da Gravação de Áudio

Jair Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal por tentativa de Golpe de Estado

Além de Bolsonaro, foram indiciados o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o general Braga Netto

Água: O Tesouro Azul do Planeta Terra e o Nosso Bem Mais Precioso