A ação com foco nas vagas para idosos e portadores de deficiência física será apresentada na sede da OAB Criciúma, nesta quinta-feira.
Os motoristas estão ligados: placa azul no estacionamento é sinônimo de vaga exclusiva para idosos e deficientes físicos. No entanto, em boa parte dos casos, a diferença entre o saber e o respeitar a lei é imensa. Para conscientizar a população criciumense e mostrar o passo a passo de como os deficientes e idosos podem adquirir a carteirinha exclusiva, será lançada nesta quinta-feira, às 19 horas, na sede da OAB Criciúma, uma campanha sobre o tema. A ação é uma parceria entre a ASTC, a Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma (Judecri).
De acordo com a vice-presidente da Comissão, Clotilde Bernadete Zanzi, o trabalho das três entidades elevará a ideia proposta. “O respeito para com as vagas especiais melhorou um pouco depois que foram feitas as pinturas no chão dos estacionamentos. No entanto, ainda há muito desrespeito no espaço público e privado. Vamos apresentar à população algumas sugestões”, complementa a vice-presidente.
Conforme a lei, estacionar em vagas exclusivas indevidamente acarreta em uma multa no valor de R$ 53,20 e perda de três pontos na carteira. No entanto, está em aprovação na Câmara dos Deputados o aumento no valor para R$ 127,69 e o motorista também poderá perder cinco pontos na habilitação. Conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 5% das vagas de estacionamento público são exclusivas para os idosos e 2% aos veículos que transportam pessoas portadoras de deficiência.
Para o presidente da subseção da OAB de Criciúma, Luiz Fernando Michalak, o lançamento da campanha tem o objetivo de reforçar a conscientização dos motoristas. “Muitas pessoas não respeitam a sinalização e pouco se importam com as necessidades do próximo. Como instituição social, temos o dever de nos engajar em campanhas como esta, que visam o bem-estar da comunidade”, garante.
Para reforçar a campanha, as três entidades irão às ruas de Criciúma no sábado, dia 23, a partir das 9 horas para executar o projeto.
Colaboração: Jadson da Luz/Ápice Comunicação