Clima

Temperaturas chegam a 6 ºC na Serra de SC

O frio faz turistas darem aquela parada, em Bom Jardim da Serra, para fotografar a baixa temperatura

Foto: Divulgação

Depois de um período com calor atípico para a época do ano, parece que o frio vai chegar para valer no estado, principalmente na Serra Catarinense. A previsão meteorológica da Epagri/Ciram acertou em cheio e trouxe chuva fina e fria para a região serrana, o que levou a temperatura oscilar entre 6°C e 7°C .

Em Bom Jardim da Serra, a sensação térmica ficou muito abaixo do que mostra o painel digital. Turistas e viajantes que passam pela região, aproveitam para fotografar o frio.

— A foto no termômetro é uma parada obrigatória aqui em Bom Jardim da Serra, principalmente em dias que o clima demonstra que o frio agora está chegando para ficar — conta Sérgio Felipe Rodrigues, empresário e incentivador do turismo em Bom Jardim.

Para esta quarta-feira (26), as temperaturas prometem diminuir ainda mais, devido à chegada de outra massa de ar frio, que traz chuvas e ventos para a região, desde o amanhecer.

— A frente fria associado a um ciclone extratropical e chegada a um sistema de alta pressão, fará com que na quinta-feira (27) possamos ter temperatura mínima de -2°C a 4°C nas áreas altas dos planaltos e também, com condição de geada, no amanhecer. Durante o dia, a temperatura deve ter uma pequena elevação — explica Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram.

Para sexta (28) e sábado (29), o tempo promete sol com aumento de nuvens em toda região serrana. A temperatura mínima oscilará de 0°C a 4°C no amanhecer, elevando-se um pouco no decorrer do dia.

— No sábado poderemos ter o retorno da chuva, com pancadas a partir da tarde em todas as regiões devido a passagem rápida de outra frente fria. E o domingo (30), promete o retorno do sol — explica Marcelo.

Sobre a neve, tão esperada pelos turistas, ainda não existe uma previsão, segundo o meteorologista.

Julho promete muito frio

O início de julho, entre os dias 1° e 2, as temperaturas devem despencar, conforme indicam as últimas projeções da Conexão Geoclima. Segundo sua última atualização, a maior intensidade do frio está prevista para a manhã do dia 1° de julho, com previsão de temperaturas abaixo de -6°C nas serras gaúchas e catarinenses.

Esta condição representa um risco significativo para a formação de geadas generalizadas, inclusive em áreas onde geralmente não ocorrem eventos dessa natureza. A previsão mostra inclusive, a possibilidade de ocorrer geada negra, fenômeno ainda mais severo, que traz uma preocupação para agricultores e pecuaristas.

Diante desse cenário, a cautela é recomendada, especialmente para grupos vulneráveis como idosos, crianças, animais de estimação e moradores de rua. Medidas preventivas devem ser adotadas para garantir a segurança e o bem-estar durante o período de temperaturas extremas.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Armas de fogo são apreendidas após tumulto durante abordagem policial em Balneário Arroio do Silva

Munições também foram encontradas durante as buscas

CyberSatc traz palestrantes de renome nacional para falar sobre segurança digital

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no AM Master Hall, em Criciúma

The New York Times: como Tudo Começou

Um verdadeiro fenômeno do futebol brasileiro