Segurança

Advogados suspeitos de “facilitar” contato entre criminosos são alvo de operação em SC

Mandados estão sendo cumpridos em Joaçaba, Capinzal, Ouro, Água Doce e Piratuba

Foto: Divulgação

O Ministério Público de Santa Catarina deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (13) que tem como alvo advogados investigados por “facilitar” a comunicação de presos com criminosos que atuam do lado de fora da prisão. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. Além disso, três profissionais terão a suspensão cautelar da prática profissional.

A Operação Balthus é resultado de investigações que iniciaram há mais de um ano. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Joaçaba, Capinzal, Ouro, Água Doce e Piratuba. Participam da ação policial dois promotores de Justiça e 24 policiais integrantes do Gaeco.

De acordo com o MP, esta prática coloca a sociedade em risco e promove o crescimento e avanço contínuo de organizações criminosas, “principalmente porque tem se tornado um método eficaz para o funcionamento do sistema de comunicação entre criminosos”, garantindo que as informações ilícitas permaneçam sendo transmitidas, por meio de advogados, entre eles e para terceiros.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Trio armado invade residência e dispara contra quatro homens em SC

Os homens atingidos sofreram ferimentos nos braços, pernas e pés

Mulher é encontrada morta após relatar perseguição de ex-marido em áudio em SC

Moradores da região contaram à PM que ouviram gritos e três disparos.

Carga de laranjas derramada interdita BR-101 em SC nesta sexta-feira

O trecho afetado foi no sentido norte, em direção a Curitiba, no km 128.

Maré meteorológica causa recuo do mar no litoral nesta sexta-feira

No entanto, a Epagri informou que o fenômeno não persistiu na tarde desta sexta-feira, pois os ventos que o provocaram já haviam diminuído.