Trânsito

Motociclistas devem ter mais atenção

Durante a temporada de verão, muitos condutores da BR-101 e de outras rodovias vão trafegar utilizando motocicletas. Assim como o cinto de segurança nos veículos, o capacete é o principal equipamento de proteção individual. Porém, para que a eficácia do equipamento seja atingida, é preciso que os condutores fiquem atentos ao seu coreto uso.

Na hora da compra, o motociclista deve procurar um modelo que se ajuste confortavelmente à cabeça, que proporcione ampla visão para e esteja dentro das normas técnicas requeridas. Todo modelo deve ter viseira que permita total visibilidade ao condutor.

O Conselho Nacional do Trânsito (Contran) proíbe a fixação de películas na viseira do capacete. Durante o dia, é permitido o uso de viseira fumê, mas à noite deve ser utilizada a de cristal. Durante a condução, a viseira deve permanecer fechada. O uso de óculos fixados ao capacete para a proteção dos olhos se faz necessária quando não há a viseira no equipamento.

Segundo o Jornal Notisul, a visão do motociclista diminui muito ao pilotar em dias chuvosos, pois o capacete usado para proteger oferece um olhar distorcido da rodovia. Levantar a viseira nem sempre é a solução, pois diante de uma chuva torrencial, a velocidade da água em contato com os olhos atrapalha na condução. O correto nestes casos é procurar um abrigo em local seguro e fora do acostamento para evitar acidentes.