Trânsito

Dilma autoriza quarta pista no Morro dos Cavalos

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), autorizou a construção da quarta pista no trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, para eliminar o gargalo enquanto o túnel não fica pronto. A expectativa é que a quarta pista fique pronta até o primeiro trimestre de 2014, enquanto o túnel não deve levar menos de quatro anos.

Os ministérios de Relações Institucionais, da Justiça, de Transportes e a Casa Civil discutiram o assunto ao longo da última semana.

O deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), presidente da Frente Parlamentar pela Conclusão das Obras de Duplicação da BR-101 Sul, recebeu ontem pela manhã o telefonema da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT) confirmando a autorização.

Ele se diz inconformado com as dificuldades encontradas para a construção por dois motivos. O principal é que o trecho é pequeno e simples de ser construído.

Menos de 2 mil metros quadrados

Usando a calculadora do celular, ele multiplica 500 (comprimento da quarta pista, arredondado por cima) por 3,5 (largura) e conclui que são necessários menos de 2 mil metros quadrados de asfalto.

“É verdade que talvez precise de uma obra de arte especial ou algo do tipo, mas mesmo assim é um trecho muito simples se compararmos com as outras obras que o Dnit faz”, pontua.

Segundo o site Clicatribuna, o outro motivo é que a quarta pista praticamente elimina o problema dos congestionamentos no local. “É claro que ninguém vai poder passar lá a 110km/h, mas se for possível os carros passarem a 70km/h já será ótimo, porque vai fluir. Hoje é preciso parar”, compara. Benedet esteve ontem pela manhã na sede do grupo A Tribuna. A forma de contratação deve ser um pregão presencial, para dar celeridade ao processo.

A solução paliativa para enquanto durarem as obras do túnel esbarravam na falta do aval da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ibama e do Ministério Público Federal (MPF).