Geral

Deslizamento de terra arrasta carro e evacua prédio em SC

Estrondo antecedeu deslizamento de terra que arrastou parte de garagem e carro estacionado

Foto: Rafael Souza, NSC TV

Um deslizamento de terra arrastou parte da garagem de um prédio e fez com que os moradores do edifício precisassem deixar o local na noite de quinta-feira (23) em Chapecó, no Oeste do Estado. O desmoronamento ocorreu por conta de uma ruptura no sistema de contenção no terreno vizinho, onde ocorre uma obra.

De acordo com o relatório dos bombeiros, o síndico do prédio contou que os moradores escutaram um estrondo momentos antes de verem uma fissura se abrir na divisa com o terreno vizinho. Choveu cerca de 50 milímetros na cidade nesta quinta, conforme apuração.

Ao perceberem a fissura, os moradores retiraram alguns veículos da garagem. Porém, logo em seguida, houve o desmoronamento, que arrastou a cobertura da garagem, a central de gás do prédio e um veículo.

Foi feito o contato com um dos responsáveis pela obra, que foi até o local e recebeu orientações sobre quais ações seriam necessárias. A primeira delas foi a evacuação da edificação ao lado, por segurança, e acomodação dos moradores em um hotel.

Além disso, a construtora ficou responsável por realizar um laudo do sistema estrutural da edificação, para então liberar a utilização, realizar uma avaliação no sistema de contenção pelo responsável técnico do sistema e colocar lona na região atingida para minimizar a percolação do solo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não foi possível identificar fissuras na estrutura do prédio no momento, e nem a exposição da fundação. “É possível observar que o terreno onde ocorre a construção recebe o deságue natural dos terrenos vizinhos e que o leito da rocha está a aproximadamente 2 metros do nível do solo”, afirma ainda o boletim.

A Polícia Militar e a Defesa Civil também foram acionadas e compareceram ao local para registrar a ocorrência. O local foi isolado e aguarda liberação técnica.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão