A cidade de Rio do Sul voltou a registrar uma enchente nesta sexta-feira (25)
A chuva entre a noite de quinta-feira (23) e a madrugada desta sexta-feira (24), levou Rio do Sul a voltar a registrar uma enchente. Nesta semana, o município decretou situação de emergência devido a cheia do rio Itajaí-Açu no último sábado (18), causando alagamentos e a saída de famílias de suas casas em pelo menos 10 bairros da cidade.
Nesta sexta-feira (24), de acordo com a Prefeitura Municipal, o rio deve estabilizar em 7,5 metros, já que não há mais previsão de chuva hoje. Na medição das 9h, o nível do rio Itajaí-Açu era de 7,25 metros.
Durante a madrugada, houve um aumento em torno de dois metros que, conforme o Poder Executivo, ocorreu também devido aos níveis de chuva que atingiram cidades que compõem a bacia do rio Itajaí-Açu.
Em Rio do Sul, nível da água na “ponte da Ximbica”, subiu e invadiu a pista. No bairro Bela Aliança também há registros de alagamentos. A Guarda Municipal acompanha outras áreas baixas na cidade, mas ainda sem registros de interdição.
Primeira enchente de Rio do Sul em 2024
Rio do Sul sofreu com o grande volume de chuva no fim de semana. No sábado (18), a cidade teve o dia mais chuvoso em oito anos. O município, conforme a Prefeitura Municipal, teve o ápice da enchente neste domingo (19), por volta das 7h40, quando o rio Itajaí-Açu chegou a 8,97 metros.
Diversos bairros ficaram alagados e Rio do Sul foi o primeiro município de Santa Catarina a anunciar situação de emergência. Prédios públicos, vias públicas, tubulações e outros prejuízos foram registrados no município.
O total de desabrigados, conforme a Prefeitura Municipal, chegou a 467 pessoas e em torno de 2,7 mil ficaram desalojados.
Com informações do ND+