O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, realizou na manhã desse sábado, 18, um mutirão de cirurgias pediátricas que beneficiou 12 crianças de oito municípios do Sul do Estado.
Para tornar o ambiente ainda mais agradável aos pequenos pacientes, eles ganharam roupas, como de Batman ou Super-Homem, e diplomas de super-heróis. A equipe do hospital também entrou no clima e usou adereços dos personagens.
Os procedimentos foram realizados das 8h às 11h30 pelos cirurgiões Christian Prado e Rodrigo Demétrio. Estavam previstas 15 cirurgias, mas pacientes faltaram em razão do mau tempo na região.
Os beneficiados tinham entre 1 e 9 anos e foram definidos pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram realizadas cirurgias de postectomia (mais conhecida como “cirurgia de fimose”) e de exérese (extrações) de cisto. As crianças atendidas eram das cidades de Criciúma, Braço do Norte, Garopaba, Imaruí, Urussanga, Cocal do Sul, Laguna e Jaguaruna.
O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina possui o selo de reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) na categoria Serviços Hospitalares. Para conquistar a certificação, a unidade superou os 70% da meta estipulada dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Foram avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
O Hmisc é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com o governo do Estado de Santa Catarina.