Renan Bussolo Zatta vai estudar seis semanas na Michigan State University
O professor Renan Bussolo Zatta, de Criciúma, está entre os brasileiros selecionados para estudar com bolsa nos Estados Unidos, pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI). A iniciativa visa melhorar o ensino do idioma nas escolas públicas do Brasil.
— Foi um sonho que está se tornando realidade. Quando comecei a estudar inglês em 2004, sempre tive o sonho de ir para os EUA. Todo professor de inglês quer se aprofundar e conhecer mais sobre a língua, e viver essa experiência de, não só ter contato, mas de aprofundar o conhecimento da língua pelo fato de estudar em uma universidade norte-americana — conta o professor.
A realização do sonho será possível graças a uma parceria entre o governo brasileiro, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a Fulbright, ligada ao governo dos EUA. O curso tem duração de seis semanas.
Como é a seleção
O processo seletivo é feito por intermédio das Secretarias de Educação dos estados. Por isso, o primeiro passo é ter o aceite da escola. Depois, é preciso enviar alguns documentos e realizar da prova de proficiência em inglês, que avalia as habilidades de leitura, escrita e audição como língua estrangeira.
Na edição deste ano, 270 professores brasileiros da rede pública foram selecionados para estudar nos Estados Unidos com bolsa no PDPI. O edital contempla cinco educadores de cada estado e do Distrito Federal.
Zatta embarca no fim de junho para estudar na Michigan State University, em Lansing. Professor de inglês da rede pública desde 2011, ele acredita que ser contemplado com a bolsa é um prêmio por seu trabalho como professor.
— A gente tem muitos desafios no ensino de língua inglesa, principalmente na rede pública. Esse programa é um grande reconhecimento de todo nosso esforço como professor de língua inglesa —conclui Zatta.
Com informações do NSC Total