Gincana de Matemática do Colégio Satc estimula alunos para os desafios de cálculo
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Satc estão participando de uma competição para estimular o interesse pelos números. A Gincana de Matemática Satc (GIMAT Satc) está de volta em sua edição de 2024, trazendo desafios durante todo o mês de maio para os estudantes do colégio.
A competição tem como missão principal envolver os alunos de forma lúdica, despertando o raciocínio lógico-matemático. Os conteúdos abordados incluem desde sequências numéricas até o princípio de funcionamento da contagem, passando por áreas como trigonometria, geometria e porcentagem.
“Matemática não é só números, é raciocínio lógico, por isso, pensando na geometria espacial com figuras geométricas realizamos a atividade com Tangram, que trabalha esse lado da matemática abertamente. Para isso, eles fizeram a montagem de uma figura no menor tempo possível, utilizando apenas as sete peças do Tangram”, explica a coordenadora do Ensino Médio da Satc, Adriana Just Schmidt.
O evento conta com a participação de oito equipes, cada uma representando uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Todas as equipes são lideradas por um aluno designado e competem entre si ao longo do período estipulado, de 3 a 29 de maio.
Nesta sexta-feira (10) foi a vez da prova do Tangram, que reuniu uma dupla de cada sala. “A gente teve que exercitar o nosso cérebro em espaço geométrico, porque foi uma atividade na qual envolve raciocínio rápido para conseguir juntar as peças de uma maneira totalmente diferente do que elas eram antes, formando assim uma nova figura totalmente do zero. Então foi uma experiência muito boa, deu pra gente testar bastante nosso cérebro”, conta o estudante da turma 1006, Gustavo Pagnan.
No dia 3 de junho serão anunciadas as equipes vencedoras, que, além do troféu de campeão, terão uma nota bônus, válida para o segundo trimestre letivo. “A nota a mais serve para estimular e a atividade proporciona a noção de espaço, figuras geométricas e encaixe, praticando esse outro olhar da matemática”, ressalta a coordenadora do Ensino Médio.