Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (9)
O prefeito Roberto Biava (PP), de Timbé do Sul, no Sul catarinense, foi um dos alvos de uma operação que apura crimes contra administração pública, entre eles fraude em licitação e simulação no abastecimento de veículos. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (9) no município e foi feita pela Polícia Civil.
Além dele, a Operação Miraculum também mira agentes políticos, servidores públicos e empresários. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em repartições públicas, empresas e residências por meio da 2ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção da DEIC.
A reportagem entrou em contato com o prefeito, que informou que está em viagem e, por isso, ainda não vai se posicionar sobre o assunto.
A Prefeitura de Timbé do Sul informou que repassou todas as informações solicitadas aos agentes de polícia e que o processo consta em sigilo.
Investigação
De acordo com a Polícia Civil, a investigação iniciou em 2021 e visa apurar “frustração do caráter competitivo de procedimentos licitatórios, assim como a aquisição de diversos itens em quantitativo, pelo o que se apurou, desproporcional com a real necessidade”.
Ainda, a investigação apontou o abastecimento de veículos e de máquinas que estariam sem condições de uso. Ou seja, esses abastecimentos teriam sido simulados.
A polícia representou por mandados de busca e apreensão, que foram aprovados pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) após parecer favorável do Ministério Público do Estado.
Auxiliaram na operação policiais civis de todas as demais delegacias de combate à corrupção da DEIC, do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro e da Delegacia Regional de Araranguá e de Tubarão.
Com informações do NSC Total