A CBF determinou que os clube de futebol do Rio Grande do Sul não jogarão até o dia 27 de maio. A entidade máximo do futebol nacional entende que não há condições dos clubes gaúchos disputarem as competições nacionais. Com isso, Internacional, Grêmio e Juventude, adversários do Tigre na Série A, não vão entrar em campo durante este período. Isso vai afetar também o calendário de quem cruzaria o caminho gaúchos neste período.
Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.
A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.