Geral

Rodovia que liga SC e RS é aberta para escoar produtos e ajudar pessoas isoladas na Serra Gaúcha

SC-290 não é pavimentada e faz parte da Serra do Faxinal, que está em obras e ficaria fechada até 10 de junho.

Foto: Divulgação

A SC-290, que liga Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, e Cambará do Sul (RS), está aberta para o escoamento de produtos e moradores isolados na Serra gaúcha por conta da enchente histórica que atinge o estado. A informação foi confirmada pelo município catarinense nesta terça-feira (7).

A rodovia não é pavimentada e faz parte da Serra do Faxinal, que está em obras e ficaria fechada até 10 de junho. O acesso foi liberado para todos os veículos por tempo indeterminado, de acordo com o município.

Atualmente, a SC-290 é o único acesso seguro para a região serrana gaúcha, já que a Rota do Sol está interditada, assim como a Serra da Rocinha. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça, que há 90 mortos e 132 desaparecidos por conta das chuvas.

A região da Serra Gaúcha é uma das mais afetadas pela cheia. Cidades como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Serafina Corrêa já registraram mortos, além de muitos estragos. Em Veranópolis, um deslizamento deixou moradores isolados na região.

Situação de emergência

O governo decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Com informações do g1 SC

Notícias Relacionadas

Criciúma define quando e como torcida do Corinthians poderá comprar ingresso

Criciúma trabalha com expectativa de casa cheia no sábado

Relembrando o Ciclone Nisha: O Desastre Climático de 2008

Wilker Angel deve voltar a zaga do Criciúma contra o Fluminense

Angel esteve fora do último jogo por suspensão

ACIO é bicampeã do Prêmio InovA+ da FACISC e destaque em Comunicação e Marketing

Premiações valorizam as boas práticas de inovação e gestão, fazendo com que a Associação Empresarial de Orleans se consolide como referência no associativismo catarinense.