Segundo a Defesa Civil, o tempo começa firme no Estado, mas haverá mudanças
A semana começa com tempo firme em Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil do Estado, é previsto sol durante esta segunda-feira (6). No entanto, ainda durante a semana, o tempo promete dar uma verdadeira virada “com tudo”.
Segundo a Defesa Civil, a segunda-feira (6) promete ser ensolarada em todo o território catarinense, graças à influência do ar quente e seco proveniente do centro do país.
A exceção fica para o Litoral, onde podem ocorrer períodos com maior presença de nebulosidade.
Não há previsão de ocorrências meteorológicas significativas em todo o Estado. Os ventos sopram com intensidade moderada de norte a nordeste ao longo da costa.
As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 15°C nos planaltos e Meio-Oeste, enquanto nas demais regiões oscilam entre 16°C e 22°C.
À tarde, as máximas podem superar os 30°C na maioria dos locais, com registros entre 24°C e 28°C no Planalto Sul.
Tempo durante a semana
Durante esta terça-feira (7), o cenário meteorológico se mantém estável em Santa Catarina, com predominância de tempo firme e ensolarado. Essa condição é resultado da permanência de uma massa de ar quente e seca sobre a região.
Assim como ontem, o Litoral e áreas adjacentes podem apresentar mais nuvens e nevoeiros durante o amanhecer e, posteriormente, no período noturno. No entanto, não há indicações de chuva em nenhum momento do dia, e não há riscos para ocorrências meteorológicas significativas.
As temperaturas no amanhecer devem variar entre 14°C e 16°C nos planaltos e Meio-Oeste, enquanto nas demais regiões oscilarão entre 16°C e 21°C.
Durante a tarde, as máximas serão mais elevadas, alcançando os 33°C no Grande Oeste e Litoral, com variação entre 26°C e 29°C nas demais áreas do Estado.
Mas tudo promete ‘virar’
Já na quarta-feira (8), o tempo vira em Santa Catarina. O dia inicia com estabilidade e presença de sol em todo o território catarinense.
No entanto, à medida que o dia avança, espera-se uma mudança significativa no tempo devido à aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul.
Este sistema meteorológico trará consigo um aumento na cobertura de nuvens e a possibilidade de chuvas e temporais, especialmente nas áreas limítrofes com o estado vizinho.
O risco é considerado moderado para ocorrências como destelhamentos e queda de árvores, devido aos ventos intensos associados à frente fria, bem como para alagamentos e enxurradas pontuais devido às chuvas intensas em curtos períodos.
As temperaturas, por outro lado, seguirão elevadas, com a maioria das regiões do estado registrando valores acima dos 30°C. Os maiores valores serão observados no litoral.
Na quinta-feira (9), espera-se que a frente fria avance pelo território catarinense, mantendo o tempo instável em todas as regiões do Estado. Isso significa que há condições favoráveis para chuvas e temporais isolados ao longo do dia.
Essas condições adversas do tempo devem persistir até a sexta-feira (10), ainda influenciadas pela disponibilidade de umidade e instabilidades na região. Apesar do aumento da nebulosidade, as temperaturas devem registrar uma leve queda durante esse período.
Não se espera que o frio seja intenso, mas é sempre importante ficar atento às atualizações meteorológicas e tomar as precauções necessárias diante das condições climáticas adversas.
Com informações do ND+