Geral

Em cima de telhados e de árvores: mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS

Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.

Foto: Gustavo Maciel Keller/ Divulgação

Pelo menos 516 pessoas e 84 animais ilhados nas enchentes do Rio Grande do Sul foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina desde quarta-feira (1º), informou a corporação neste sábado (4). O estado vizinho tem 56 mortes confirmadas por causa dos temporais.

A maioria dos resgatados, segundo os bombeiros, aguardava socorro em cima de telhados e até em árvores.

Ao todo, 32 bombeiros militares de Santa Catarina atuam em diversas regiões do estado gaúcho com 10 viaturas 4×4, 11 embarcações e equipamentos para resgates em deslizamentos.

“Devido ao agravamento da situação da região metropolitana de Porto Alegre, todas as nossas equipes de força-tarefa estão deslocando neste momento para lá”, informou neste sábado o tenente-coronel Fábio Collodel, comandante das equipes de força-tarefa do Corpo de Bombeiros no RS.
Além dos mortos, há 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil gaúcha soma 32.962 pessoas fora de casa, sendo 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 281 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 377.497 mil pessoas.

Chuvas em SC

Desde quinta (2), a chuva causa estragos também em Santa Catarina.

Até as 19h de sexta, quatro municípios haviam decretado situação de emergência: Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, no Sul do estado, e Ipira, no Oeste. Nesta última cidade, um idoso de 61 anos morreu dentro de um carro que foi levado pela correnteza do alagamento.

Os bombeiros informaram que, até este sábado, atenderam 114 chamados em 55 municípios de Santa Catarina.

Pelo menos 193 pessoas estão desalojadas, 46, desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador, no Oeste. Na mesma região, em Capinzal, um ônibus escolar foi tomado pela água e o motorista conseguiu tirar as crianças do veículo.

Risco de deslizamentos

Com tempo instável em Santa Catarina e o acúmulo de chuva dos últimos dias, a Defesa Civil alertou para deslizamentos.

Risco muito alto: regiões de Chapecó, Concórdia e Campos Novos, no Oeste, São Joaquim, na Serra, e Praia Grande e São João do Sul, no Sul do estado.
Risco alto: parte do Oeste, Vale do Itajaí, Sul e parte serrana da Grande Florianópolis. O risco é moderado para outro pedaço do Vale do Itajaí e área litorânea da Grande Florianópolis.

Com informações do g1 SC

Notícias Relacionadas

Drogas são encontradas em veículo durante operação Lei Seca em Criciúma

Ao ser questionado, o condutor informou que havia adquirido a droga em Siderópolis.

Pacto Anticomintern: A Aliança Firmada Contra o Comunismo

Criciúma define quando e como torcida do Corinthians poderá comprar ingresso

Criciúma trabalha com expectativa de casa cheia no sábado

Relembrando o Ciclone Nisha: O Desastre Climático de 2008